Home 1º ano Blog Sobre

Questões aula 08 – Eras geológicas e estrutura interna da Terra

Conteúdo: Crosta terrestre, manto, núcleo externo, núcleo interno, Princípio de isostasia, Correntes de convecção, Campo magnético, grau geotérmico; Eras geológicas: Azoica, Pré-Cambriano, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

Objetivo: Comparar a escala geológica do tempo (eras geológicas) com a temporalidade da história humana. Entender como funciona as camadas internas da Terra.

Questão 01

(UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.

p8q1

a) I - Núcleo interno, II - Núcleo externo, III – Manto e IV - Crosta.

b) I - Crosta, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Núcleo interno.

c) I - Núcleo externo, II - Núcleo interno, III – Manto e IV - Crosta.

d) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

e) I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV – Crosta.

Comentário:

Crosta terrestre – é a camada mais externa do Planeta contituida por rochas. Divide-se em crosta continental, composta majoritariamente por rochas graníticas; e crosta oceânica, formada por rochas basálticas. Possui uma espessrua que varia entre 20 a 70 km.

Manto – é a camada mais extensa da Terra, atingindo cerca de 2900 km, totalizando aproximadamente 80% do volume do Planeta. Na sua porção superior é sólida, mas no centro do manto devido a alta temperatura, as rochas chegam a se fundir, mudando o estado de sólido para pastoso.

Núcleo externo – é formado por rochas fundidas devido a alta temperatura próxima a 3000ºC, por isso apresenta um fluidez maior do que o Manto. Sua extesão varia de 2900 a 5150 km.

Núcleo interno – é sólido, com temperaturas semelhantes a superfície solar, em torno de 5000ºC. Devido a alta pressão o núcleo interno apresenta uma constituição sólida formada por níquel e ferro.

Questão 02

(2021) A primeira coluna indica a sequência correta das Eras Geológicas. Relacione a segunda coluna mostrando os principais eventos que ocorreram em cada período:

Períodos Eventos
a) Pré-Cambriana (Azoica). (     ) solidificação da crosta, período sem vida.
b) Proterozoica. (     ) surgimento dos dinossauros.
c) Paleozoica (     ) aparecimento do homem.
d) Mesozoica. (     ) desenvolvimento das primeiras formas de vida na água.
e) Cenozoica. (     ) surgimento da vida na Terra e formação do carvão.

A sequência correta está em:

a) B – D – E – A – C.

b) A – E – D – C – B.

c) A – D – E – B – C.

d) C – E – D – B - A.

Comentário:

a) Pré-Cambriana (Azoica). Esse período representa cerca de 88% da história geológica da Terra. Inclui os acontecimentos que ocorreram antes de existir a vida propriamente dita no Planeta.

b) Proterozoica. Nesse período temos os registros das formas pluricelulares há cerca de 700 milhões de anos no mar, coincide com o início da acumulação de oxigênio na atmosfera.

c) Paleozoica. Nesse período (542 milhões a 251 milhões de anos) é marcado pela formação das jazidas de carvão e animais como trilobitas e plantas.

d) Mesozoica. Nessa era (251 – 65,5 milhões de anos atrás) ocorre a consolidação dos desertos, a presença de um único continente, a Pangeia, e da presença dos grandes répteis como dinossauros.

e) Cenozoica. Iniciou-se há 65,5 milhões de anos e se estende até os dias atuais. Dividida em período Terciário e Quaternário. Os continentes assumem sua forma atual, ocorre a formação das grandes cadeias de montanhas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia e o surgimento do homem moderno.

Questão 03

(UECE 2013) Observe a imagem abaixo e responda:

A parte sólida e a parte com material em estado de fusão da Terra correspondem, respectivamente, à:

p8q3

a) criosfera e à litosfera.

b) litosfera e ao magma.

c) hidrosfera e ao magma.

d) troposfera e à criosfera.

e) mesozoica e cenozoica.

Comentário:

a) Incorreta. A Criosfera contém partes congeladas do Planeta, o que inclui neve e gelo no solo, capa de gelo, geleiras, permafrost, e mar gelado.

b) Correta. A litosfera é a camda sólida externa do Planeta e inclui a crosta terrestre junto com uma parte do manto. Logo abaixo temos o manto com rochas parcialmente fundidas.

c) Incorreta.A hidrosfera representa o conjunto de águas existentes no Planeta: mares e oceanos, rios, lagos, águas subterrâneas, gelo e vapor d´água atmosférico.

d) Incorreta. A Troposfera é a camada inferior da atmosfera e está diretamente em contato com a superfície terrestre. Nela, ocorre os principais fenômenos meteorológicos e possui uma espessura de, aproximadamente, 6 a 7 km nos polos e de 17 a 18 km na linha do Equador.

e) Incorreta. Mesozoica e Cenozoica são eras geológicas e não camdas interna da Terra.

Questão 04

(UEM-PR) Com base em seus conhecimentos e na imagem abaixo sobre as camadas da Terra é possível afirmar que:

p8q4

a) o núcleo interno da Terra é sólido, e composto de níquel e ferro.

b) o manto é constituído de níquel e ferro. Divide-se em manto superior e manto inferior.

c) o núcleo externo da Terra é líquido, constituído de material bastante denso, composto de silicatos ricos em ferro e magnésio

d) foram reconhecidas três camadas principais, com densidade, estado físico, temperatura, pressão e espessuras iguais.

Comentário:

a) Correta. Os geólogos concluem que o núcleo possui uma mistura de ferro e níquel em sua composição. O núcleo interno com um raio de aproximadamente 1.200 km, é sólido e pode chegar a uma temperatura acima de 4.700ºC. Mesmo sendo mais quente do que o núcleo externo, o núcleo interno é sólido porque está sob uma pressão muito maior. A pressão mantém os átomos agrupados em formato de cristais.

b) Incorreta. O manto não é constituído de níquel e ferro, trata-se do núcleo. O manto é composto, basicamente por silicatos de ferro e magnésio.

c) Incorreta. Essa descrição refere-se ao Manto terrestre e não ao núcleo da Terra.

d) Incorreta. As camadas da Terra surgiram justamente da diferença de composição, densidade, pressão que as diferenciam. Através de estudos da composição das rochas que são expelidas pela crosta, da densidade dos materiais, das análises sísmicas, os cientistas propõem modelos que estão sempre em atualização conforme novas descobertas são realizadas.

Questão 05

(2020) Foi na mesma era, a ________________, que ocorreu o surgimento dos atuais continentes e da espécie humana, porém em períodos diferentes. A fragmentação das terras emersas, tais quais nós as conhecemos agora, formaram-se no período _______________, há 71 milhões de anos, enquanto os primeiros humanos surgiram somente no ______________, há cerca de 1 milhão de anos.

A alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto é:

a) Paleozoica, Primitivo e Cambriano.

b) Cenozoica, Terciário e Quaternário.

c) Primitiva, Arqueozoico e Secundário.

d) Paleozoica, Terciário e Quaternário.

e) Cenozoica, Permiano, Carbonífero.

Comentário:

Tanto os continentes quanto os homens surgiram na era Cenozoica, porém os continentes formaram-se no período terciário, e os homens surgiram no quaternário.

Questão 06

(2022) Observe e responda:

p8q6

Por que a imagem acima é incoerente?

a) Em tempos pré-históricos, os homens não caçavam répteis.

b) Os dinossauros não eram presas fáceis para os humanos e dificilmente eram capturados.

c) Quando os dinossauros surgiram, no terciário, os seres humanos não viviam mais da caça, e sim da agricultura.

d) Os seres humanos surgiram no período quaternário da era Cenozoica, quando os dinossauros já haviam sido extintos.

e) Os dinossauros viveram na era Paleozoica e os seres humanos na era primária em diante, que são períodos geológicos distintos.

Comentário:

A imagem é incoerente porque os seres humanos surgiram no período quaternário da era Cenozoica, enquanto os dinossauros foram extintos uma era antes, na Mesozoica, durante o período Cretáceo.

Questão 07

(UFPE) – Leia as alternativas abaixa e assinale a opção correta:

(     ) O estudo das camadas internas da Terra não pode ser realizado por processos de investigações diretas, tendo-se que recorrer a métodos indiretos de observação, o que dificulta o seu conhecimento.

(     ) os especialistas dispõem de aparelhos muito sensíveis, chamados sismógrafos, capazes de registrar com grande precisão as vibrações da Terra, medindo a intensidade e localizando a origem destas vibrações.

(     ) O estudo detalhado de sismogramas, iniciado desde os primeiros anos do século XX, demonstra que o globo se divide, da superfície para o interior, nas seguintes unidades principais: crosta, manto e núcleo.

(     ) A crosta terrestre é a camada mais externa da Terra e encontra-se consolidada. Nela os elementos químicos distribuem-se de forma homogênea, havendo pequenas variações em peso e volume.

(     ) A Terra não apresenta a mesma densidade em todas as camadas, isto é, a densidade diminui de acordo com a profundidade.

A sequência correta é:

a) VFVFF.

b) FFVVV.

c) FFFFF.

d) VVVFF.

e) VVVVV.

Comentário:

F – A crosta terrestre é instável, não é consolidada devido ao movimento das placas tectônicas. Há uma variedade de elementos químicos distribuídos de forma heterogênea, isto é, de forma desigual com grandes variações de peso e volume.

F – A Terra não apresenta a mesma densidade em todas as camas está correto, porém a densidade aumenta de acordo com a profundidade. A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V). No caso da crosta terrestre essa densidade varia de 2,6-2,8 g/cm3 (crosta continental) e 3,0-3,3 g/cm3 (crosta oceânica). A densidade do manto varia entre 3,5 g/cm3 e 5,5 g/cm3. E por fim, devido as condições de temperatura e pressão no núcleo serem extremamente altas, a densidade varia entre 9.9g/cm3 e 13 g/cm3.

Questão 08

(UNESP 2011) A figura apresenta os componentes do sistema Terra e suas intrínsecas interações e combinações.

p8q8

a) atmosfera, biosfera e hidrosfera.

b) astenosfera, litosfera e manto inferior.

c) biosfera, núcleo externo e núcleo interno.

d)sfera, litosfera e astenosfera.

e) litosfera, manto inferior e hidrosfera.

Comentário:

a) Correta. A energia solar é primariamente absorvida pela atmosfera, biosfera e hidrosfera.

b) Incorreta. Observando-se a imagem, verifica-se que a astenosfera e o manto inferior, localizados sob a crosta terrestre, não poderiam receber primariamente a energia solar.

c) Incorreta. Entre a biosfera, o núcleo externo e o núcleo interno, apenas o primeiro recebe energia solar.

d) Incorreta. A astenosfera não absorve energia solar.

e) Incorreta. O manto inferior não absorve a energia solar.

Questão 09

(UNICENTRO 2015) Observe a figura a seguir.

p8q9

Fonte: https://www.redecol.com.br/2011/03/ terra-nao-e-redonda- e-um-geoide-de.html

Com base na figura e nos conhecimentos sobre as estruturas geológicas da Terra, considere as afirmativas a seguir.

I. Devido à força gravitacional, os materiais sólidos mais pesados se concentraram na superfície, formando a crosta terrestre, e os menos pesados no núcleo e no manto, onde são superaquecidos pelas elevadas temperaturas.

II. O planeta Terra não é um círculo perfeito, a sua superfície é irregular, pois as forças gravitacionais interagem com os elementos químicos, materiais rochosos e superfícies líquidas com intensidades diferentes e provocam deformações na crosta.

III. A superfície da Terra é de aproximadamente 500 milhões de km2, formada por quatro grandes camadas denominadas atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera; nesta última, as diferentes formas de vida interagem entre si e em seus ambientes.

IV. A litosfera é a camada externa da Terra, formada basicamente de rochas e minerais. Apesar de sua fina espessura, é dinâmica por sofrer ações exógenas, que resultam em sedimentação, erosão e intemperismo, e endógenas, resultando no tectonismo e nas atividades vulcânicas.

Assinale a alternativa correta

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Comentário:

I – Incorreta. Os materiais mais sólidos, como o ferro e o níquel se concentram nas camadas mais profundas da Terra, como o núcleo. Já os materiais mais leves, como silicatos, magnésio, dióxido de carbono, por sua menor densidade, se encontrar nas camadas próxima a superfície como a crosta terrestre.

Questão 10

(IFRS 2018)

“A Terra é composta, internamente, por camadas (estratos) diferenciadas entre si por suas características. [...] Crosta (Crust.) é a camada mais fina da Terra, [...] e é formada basicamente por rochas ígneas, contendo proporções significativas de rochas sedimentares e metamórficas, logo estas diferenças implicam em uma camada heterogênea.”

Fonte: SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes (Org.). Terra: feições ilustradas. Porto Alegre: UFRGS, 2003. pág. 15.

Quanto à estrutura interna do planeta, é correto afirmar que

I - a crosta terrestre possui espessura variada, apresentando uma média de 7 Km na crosta oceânica e média de 35 Km de espessura na crosta continental.

II - a crosta terrestre está dividida em duas partes: a crosta continental, composta por rochas graníticas e metamórficas com maior densidade e a crosta oceânica, que apresenta menor densidade, em razão de sua composição basáltica.

III - a crosta terrestre juntamente com a parte superior do manto compõem a camada chamada de litosfera.

IV - a distinção entre a base da crosta e a parte superior que compõe a litosfera é evidenciada pela descontinuidade de Mohorovicic (“Moho”), representada pela brusca mudança de velocidade das ondas sísmicas.

Estão corretas apenas

a) I e II.

b) II e III.

c) I, II e III

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

Comentário:

I – Correta.

II – Incorreta. A crosta oceânica, formada em grande parte por rochas basálticas, é mais densa e fina do que a crosta continental. Ela tem apenas 7 a 10 km de espessura. Em sua parte superior, é como um cobertor de sedimentos, geralmente, menor do que 1 km de espessura, consistindo em argila e pequenas conchas que assentaram nessa camada. Sob esse cobertor há uma camada de basalto e, abaixo dela, uma camada de gabro. Em razão disso e devido a sua maior densidade, ela “mergulha” no manto, um processo conhecido como subducção.

III – Correta.

IV – Correta.