Home 1º ano Blog Sobre

Aula 07 - Sistemas de informações Geográficas (SIGs): Sensoriamento remoto e novas tecnologias

Conteúdo: Sistemas de Informações Geográficas; Geoprocessamento; Sensoriamento remoto, Sistema de Posicionamento Global (GPS); imagens de satélite, fotografias aéreas; Cartografia digital.

Objetivo: Compreender o papel estratégico da Cartografia diante da novas tecnologias de informações Geográficas (SIGs).

Questão 01

(UNIFEI-SP) O monitoramento por satélite e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.

II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.

III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.

IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.

a) VFVV.

b) VVVF.

c) FVVV.

d) VVVV.

e) VFVF.

Comentário:

I. Incorreta. O GPS só permite a localização por aparelhos em pontos que há a cobertura de ondas de rádio transmitidas por torres instaladas em alguns pontos específicos.

II. Correta. Ao se visualizar um aparelho de GPS, é possível saber a altitude, longitude e a altitude em que a pessoa se encontra.

III. Correta. Através das imagens de satélite, podem ser fornecidos dados acerca da área de plantio e realizar previsões meteorológicas sobre o clima de uma determinada localidade, facilitando o planejamento na agricultura.

IV. Correta. As imagens de satélite podem fornecer informações através de imagens que registram os índices de queimadas, bem como sobre o clima e áreas devastadas pela seca ou pelas chuvas.

Questão 02

(FUVEST 2009)

Foto satélite e aérea

Considere os exemplos das figuras e analise as frases abaixo, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.

I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande.

II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil.

III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I, II e III.

Comentário:

I. Correta. A escala pequena, por exemplo, 1: 5.000.000, como o mapa do Brasil, é usada para cartografar áreas grandes onde há grande redução do espaço real e poucos detalhes.

Já a escala grande, como 1: 100 é usada para cartografar áreas pequenas, onde há redução menor do espaço real, portanto, são mais ricas em detalhes.

A partir disso, podem ser confeccionados mapas temáticos, que são produtos cartográficos que enfocam determinado fenômeno, tais como população, vegetação, uso do solo e outros.

A carta topográfica, mais indicada para relevar detalhes, indica os desníveis do terreno, a rede hidrográfica, a altitude etc.

Por outro lado, as imagens obtidas por satélites captam a irradiação emitida pela superfície terrestre, trabalhando em termos de faixas da radiação. Como os sensores dos satélites conseguem captar a irradiação emitida por uma área extensa, permitem a elaboração de mapas de escala pequena, o que na foto aérea seria inviável, posto que nesta, o sensor é acoplado às aeronaves que tiram fotos oblíquas sobrepostas de áreas menores, permitindo fazer mapas de grande escala.

Como as fotos são tiradas em posição oblíqua e sobrepostas, por meio da estereoscopia é possível obter dados sobre a altitude dos objetos sobre a superfície e, portanto, fazer mapas topográficos.

II. Correta. Os produtos de sensoriamento não estão todos disponíveis para o uso civil porque as áreas consideradas estratégicas ou de segurança ficam restritas somente ao acesso dos governos, por exemplo: as imagens de embaixadas, sedes de governos, usinas nucleares e presídios obtidas por satélite não são disponibilizadas à sociedade civil.

III. Correta. Devido ao movimento orbital dos satélites, seu sobrevoo sobre as regiões que atinge se dá a intervalos regulares e, consequentemente, suas imagens também são geradas a intervalos regulares. Sua eficiência na geração de imagens de grandes áreas tem permitido aos governos monitorar desmatamentos ilegais, focos de queimadas, além de possuírem grande valia como instrumentos geopolíticos, podendo, por exemplo, em situações de guerra serem usados para teleguiar mísseis, monitorar movimentação de tropas inimigas, entre outros.

Questão 03

(UNISC 2013)

“Hoje, o sensoriamento remoto por meio de satélites representa o mais importante e eficiente recurso tecnológico de observação da Terra, permitindo rapidez e precisão nos processos de levantamento de dados e mapeamentos.”

(COELHO, Marcos de Amorim; TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. 2001, p.30)

A esse respeito, leia as afirmativas abaixo.

I – O sensoriamento remoto é um recurso técnico para ampliar os sentidos naturais do homem.

II –O sensoriamento remoto pode ser definido, de uma maneira ampla, como sendo a forma de se obter informações de um objeto ou alvo, sem que haja contato físico com o mesmo.

III – No sensoriamento remoto, as informações são obtidas utilizando-se a radiação eletromagnética, geradas por fontes naturais como o Sol e a Terra, ou por fontes artificiais como, por exemplo, o Radar.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa III está correta.

c) Todas as afirmativas estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

e) Somente a afirmativa II está correta.

Comentário:

I - Correta. O olho humano capta os feixes de luz e o nosso cérebro, grosso modo, realiza a interpretação desses feixes através do cristalino (parte escura dos olhos), que penetra no globo ocular e, na retina, forma as imagens. Com as descobertas científicas o ser humano inventa as câmeras fotográficas imitando o funcionamento do olho humano e, mais tarde, sensores acoplados em balões, aviões e finalmente, satélites, o que aumenta os sentidos e o conhecimento do Planeta.

II – Correta. O sensoriamento remoto opera por meio de sensores acoplados em satélites e obtém informações sem que seja necessário o contato físico com os dados.

III – Correta. As ondas eletromagnéticas partem do Sol em direção à Terra à velocidade da luz. Parte dessa radiação é refletida e parte e absorvida pelos objetos. Os sensores captam justamente essas ondas dentro do espectro eletromagnético (as cores). Há sensores, entretanto, conhecidos como radares, que possuem uma fonte própria de luz, muito utilizados para realizar mapeamento geológico ou levantamento de recursos minerais.

Questão 04

(BRASIL ESCOLA 2022) A importância do Geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas, cartas, projeções cartográficas e recolher dados em forma de gráficos, quadros e tabelas sobre os diversos elementos da superfície terrestre. Sobre o Geoprocessamento, assinale a alternativa incorreta:

a) O uso de softwares e equipamentos tecnológicos é imprescindível para a operação do Geoprocessamento.

b) A aerofotogrametria pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada pelo Geoprocessamento.

c) A produção de mapas digitais depende única e exclusivamente das imagens e dados fornecidos pelos satélites.

d) O Geoprocessamento pode ser muito útil para serviços de espionagem, uma vez que as imagens de satélite permitem visualizar, em detalhes, qualquer ponto da superfície terrestre.

Comentário:

a) Correta. O Geoprocessamento utiliza modernas técnicas interligadas para o armazenamento, processamento, leitura, análise, interpretação e mapeamento de informações geográficas. Para isso é indispensável o uso de softwares, satélites, sensores, antenas, enfim, todo um aparato tecnológico que ofereça as condições para sua realização.

b) Correta. A aerofotogrametria baseia na ideia de acoplar uma câmera fotográfica em aeronaves a fim de produzir mapas. Com isso, é possível realizar levantamentos topográficos com maior precisão, monitoramento florestal, projetos de estradas, potencializado pela introdução dos drones atualmente.

c) Incorreta. Produção de mapas pode ser realizada através da aerofotogrametria, trabalho de campo, navegação, coleta no banco de dados ou por meio de entrevista e, posteriormente, com a utilização de software representar a espacialização dos dados.

d) Correta. Desde à Guerra Fria o desenvolvimento da indústria aeroespacial e o geoprocessamento tiveram um grande avanço no conhecimento estratégico dos territórios. Isso repercutiu bastante na esfera militar e na espionagem, através de: 1) localização de alvos militares, objetos camuflados como estação de lançamento de mísseis, 2) na ocupação de áreas irregulares; 3) no monitoramento de inimigos em territórios distantes, dentre outros.

Questão 05

(UNINTA 2017) O sensoriamento remoto é um recurso técnico para ampliar os sentidos naturais do homem. É um dispositivo ou equipamento (câmara fotográfica, radar, satélite) que capta e registra, sob a forma de imagens, a energia refletida ou emitida pelas áreas, acidentes, objetos e acontecimentos do meio ambiente, incluindo os acidentes naturais e culturais.

OLIVEIRA, Cêurio. In: COELHO, Amorim. Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 1992.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre sensoriamento remoto e representações cartográficas, é correto afirmar:

a) As fotografias feitas por satélites dispensam todos os tipos de cartas geográficas temáticas.

b) A totalidade da superfície terrestre pode ser visualizada através de uma única foto feita por satélite..

c) As imagens processadas de radar oferecem detalhes milimétricos, como a detecção de pragas nas lavouras..

d) O mapa-múndi é a mais perfeita de todas as representações cartográficas, por possuir uma grande escala e apresentar o espaço com todos os detalhes..

e) As vantagens da fotografia aérea são, entre outras, a boa orientação espacial e o elevado nível de precisão e rapidez, permitindo amplo campo de trabalho aos geógrafos.

Comentário:

a) Incorreta. A cartografia temática representa fenômenos geográficos como distribuição de indústrias, áreas de cultivo, tipos de vegetação, dentre outros. As imagens geradas pelo sensoriamento remoto contribuem e muito para as cartas temáticas devido a sua precisão, rapidez e baixo custo.

b) Incorreta. O Planeta não pode ser visualizado em sua totalidade porque apenas uma de suas faces é iluminada pelo Sol, enquanto a outra é escura. O globo terrestre em seu formato esférico, como uma representação em escala reduzida do Planeta não permite essa visualização, sendo necessário uma montagem denominada de projeção cartográfica com distintas imagens para representá-lo em um plano, como exemplo do mapa-múndi.

c) Incorreta. O nível de detalhe com que podemos observar os objetos da superfície terrestre é outra característica importante das imagens de sensoriamento remoto à qual damos o nome de resolução espacial, ou seja, a capacidade que o sensor possui para discriminar objetos em função do seu tamanho. As imagens do Landsat-TM têm uma resolução espacial de 30 metros, o que implica que objetos com dimensões menores do que 30 x 30 m não podem ser identificados. A resolução espacial dos sensores a bordo dos satélites de sensoriamento remoto varia de 1 metro até 1 km.

d) Incorreta. O mapa-múndi é um planisfério, ou seja, uma representação cartográfica plana, logo apresenta distorções pelo fato de tentar representar o Planeta (3D) em uma folha (2D). A representação mais fiel da Terra é o globo terrestre.

e) Correta. No período atual as fotografias aéreas são realizadas com câmeras digitais, o que deixa o processo mais preciso e barato no tratamento das imagens. Dentre as diversas aplicações para a aerofotogrametria, temos: estudo de solos; clima, florestas, mapas temáticos, de altimetria, formas de relevo, projetos ambientais, rodoviárias, dentre outros.

Questão 06

(2021) Associe as colunas relacionadas com geotecnologia à esquerda com a coluna da cartografia à direita.

Geotecnologia Cartografia
(1) Hardwares e softwares para armazenar, processar, analisar e produzir mapas, imagens sobre o espaço terrestre; (     ) Legenda
(2) Aquisição de imagens de satélite sem a necessidade de contato físicos com os objetos; (     ) GPS
(3) Permite descobrir a localização, longitude e altitude de objetos geográficos através da recepção de sinais de satélites; (     ) Sensoriamento remoto
(4) Mostra o tamanho de uma área representada em um mapa. (     ) Escala
(5) Objetos cartográficos representados através de símbolos e cores. (     ) SIG

Assinale a alternativa correta que correlaciona as duas colunas:

a) 1, 2, 3, 5, 4.

b) 5, 3, 4, 2, 1

c) 2, 4, 3, 5, 1.

d) 3, 5, 2, 1,4.

Questão 07

(URCA 2018) A cartografia utiliza a técnica de sensoriamento remoto na análise e interpretação do espaço geográfico. Das alternativas abaixo uma indica corretamente o material utilizado por essa técnica. Assinale-a.

a) Cartas náuticas, cartas marítimas e radares

b) Fotos aéreas, imagens de radar e de satélites

c) Telescópio, satélites e altímetros.

d) d) Astrolábio, bússola e clinômetro.

e) Termógrafo, bússolas e curvímetro.

Comentário:

O sensoriamento remoto é aquele que é realizado por instrumentos distantes do local que se pretende medir, e tem relação direta com os fenômenos da radiação eletromagnética.

Com isto em mente, são exemplos de instrumentos deste tipo a foto aérea, as imagens de radar e de satélites, uma vez que elas são realizadas por instrumentos bem distantes do observado e interagem com fenômenos deste tipo.

Questão 08

(ENEM)

História do Sensoriamento Remoto

A origem do sensoriamento remoto vincula-se ao surgimento da fotografia aérea. Assim, a história do sensoriamento remoto pode ser dividida em dois períodos: um, de 1860 a 1960, baseado no uso de fotografias aéreas, e outro, de 1960 aos dias de hoje, caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens.

O sensoriamento remoto é fruto de um esforço multidisciplinar que integra os avanços da Matemática, Física, Química, Biologia e das Ciências da Terra e da Computação. A evolução das técnicas de sensoriamento remoto e a sua aplicação envolvem um número cada vez maior de pessoas de diferentes áreas do conhecimento.

Tendo-se em vista a importância do sensoriamento remoto para as mais diversas atividades humanas, considera-se como principal objetivo dessa atividade

a) interpretar, visualizar e apontar os principais fluxos monetários internacionais.

b) monitorar as principais atividades correlacionadas à tectônica global.

c) obter imagens e outros tipos de dados da superfície terrestre.

d) acompanhar a dinâmica das principais vias de circulação aérea.

e) diagnosticar as migrações intrarregionais, apontando as principais causas de emigração.

Comentário:

a) Incorreta. O sensoriamento remoto capta imagens por meio de sensores de objetos físicos e não de fluxos monetários internacionais.

b) Incorreta. O monitoramento das atividades tectônicas é feito pelo sismógrafo e está relacionada aos agentes internos do relevo, como tectonismo e vulcanismo e não pelos sensores dos acoplados nos satélites.

c) Correta. A grande vantagem do sensoriamento remoto é captar informações de grandes áreas da superfície terrestre por meio dos sensores presentes nos satélites que orbitam a Terra. Com isso é possível obter dados em faixas espectrais onde o olho humano não consegue visualizar, além de monitorar grandes áreas em intervalos de tempo regulares.

d) Incorreta. O GPS permite acompanhar a circulação de aeronaves em vias de circulação aéreas através de trocas de sinais com satélites que permitem saber a localização, velocidade, altitude em relação ao nível do mar, e estimativas sobre tempo e velocidades médias para determinado percurso. Ele apresenta coordenadas independente de imagens, que são realizadas por empresas através de sensoriamento remoto.

e) Incorreta. Os diagnósticos sobre migrações são realizados por órgãos governamentais, ministérios da Justiça, Segurança Pública ou Política Federal, bem como através de pesquisas em banco de dados e de campo por institutos de pesquisas e Universidades. Posteriormente esses dados podem ser apresentados em forma de mapas temáticos ou outro tipo de apresentação.

Questão 09

(UEL 2010)

Foto satélite

Sobre a obtenção e interpretação de imagens, é CORRETO afirmar

a) Dentre os diversos objetivos da utilização do sensoriamento remoto destaca-se a obtenção e análise de informações sobre materiais, objetos ou fenômenos na superfície da Terra, a partir de dispositivos situados a distância.

b) O sensoriamento remoto é uma sofisticação tecnológica entendida como avanço técnico que realiza mapeamento e convenções cartográficas de imagens adquiridas por sensores próximos de seus alvos.

c) Na utilização do sensoriamento remoto, os dispositivos de coleta de dados têm função de digitalizar a informação proveniente dos materiais, objetos ou fenômenos terrestres, para posterior processamento e interpretação possível de ser realizado por qualquer pessoa.

d) As atividades de sensoriamento remoto excluem o processamento digitalizado de imagens, pois a técnica por si mesma fornece instrumentos que facilitam a identificação e extração de informações para posterior interpretação.

e) A transformação de imagens em dados que possam representar informações úteis está inteiramente realizada, uma vez que o sensoriamento remoto descarta a necessidade do especialista humano para identificar cada uma das classes de objetos passiveis de reconhecimento

Comentário:

a) Correta. A definição de sensoriamento remoto está relacionada com a aquisição de informações sobre um objeto ou fenômeno da realidade, por um dispositivo de registro que não esteja em contato físico com esse objeto de estudo.

b) Incorreta. Esse tipo de obtenção de dados chama-se pesquisa in loco, isto é, um pesquisador vai à campo e retira amostras de solo, faz medições de temperatura, mede a velocidade do vento estando presente no local. O sensoriamento remoto utiliza sensores em satélites e não possui contato físico com o objeto estudado.

c) Incorreta. O processamento de imagens não é um processo simples e requer um especialista no uso de sofisticados sensores para medir a quantidade de energia eletromagnética que emana (decorre) da área geográfica á distancia, depois disso temos a extração da informação através de algoritmos baseados em matemática e estatística, ou seja, uma atividade científica.

d) Incorreta. O processamento é uma das fases mais importante para o sensoriamento remoto. Com esse processo é possível realizar correções nas imagens obtidas pelos sensores, realce das imagens, melhorar as texturas, bordas, filtrar componentes de alta e baixa frequência, dentre outros aspectos.

e) Incorreta. Os cientistas que utilizam tecnologias de sensoriamento remoto são treinados no método científico, ou seja, uma maneira de pensar sobre os problemas e resolvê-los. Todas os dados e imagens não valeriam de nada, caso não houvesse uma teoria explicativa dos fenômenos estudados. Daí a importância do especialista humano no tratamento dos dados geográficos.

Questão 10

(FGV-SP 2021) Leia a tirinha de Fernando Gonsales.

Foto curvas de nível

De maneira lúdica, a tirinha sugere o emprego do

a) sistema de posicionamento global, técnica que, utilizando sensores, capta e registra imagens à distância.

b) sensoriamento remoto, rede de aparelhos portáteis que, sem contato físico, determina as características de um dado lugar.

c) sistema de posicionamento global, conjunto de aparelhos que, realizando a trilateração, fornecem os dados espaciais de um objeto.

d) sensoriamento remoto, banco de dados que, de acordo com os interesses do usuário, gerencia as informações espaciais.

e) sistema de posicionamento global, cartas topográficas articuladas que, padronizadas mundialmente, revelam a localização de pontos na superfície.

Comentário:

a) Incorreta. A descrição refere-se ao sensoriamento remoto, que processa imagens captadas por sensores através de radiação eletromagnética.

b) Incorreta. O sensoriamento remoto não trabalha com aparelhos portáteis, mas sim sensores acoplados em aeronaves ou satélites.

c) Correta. O GPS ou sistema de posicionamento global utiliza uma constelação de satélites para determinar o posicionamento em tempo real dos objetos, seja em terra como em mar. A trilateração é uma técnica matemática que consiste em uma versão da triangulação utilizada para determinar a posição, velocidade e elevação do usuário de aparelhos portáteis ou de veículos ou objetos que possuam esse dispositivo.

d) Incorreta. A definição refere-se a um sistema de informação geográfica que envolve um banco de dados para consulta de informações espaciais e permite à tomada de decisões a partir da escolha do usuário ou pesquisador.

e) Incorreta. As cartas topográficas são documentos que representam, geralmente em escalas entre 1:100 000 e 1:25 000, a superfície terrestre por meio de projeções cartográficas.