Home 1º ano Blog Sobre

Questões aula 14 – Estrutura geológica mundial e formas do relevo

Conteúdo: Estrutura geológica; Crátons; Escudos cristalinos; Plataformas; Dobramentos; Bacias sedimentares. Relevo; Planaltos; Planícies; Montanhas; Depressões.

Objetivo: Identificar as estruturas geológicas presentes no Planeta através da constituição de suas rochas. Identificar e comparar as grandes unidades do relevo terrestre.

Questão 01

(UFSM 2017) A distribuição dos vários tipos de rocha na crosta terrestre indica as grandes formações geológicas estruturais do planeta: as províncias geológicas. Em relação às províncias geológicas e geomorfológicas da Terra, é correto afirmar que

a) as bacias sedimentares estão constituídas por rochas formadas na Era Pré-cambriana, que são muito resistentes a meteorização e, por isso, apresentam-se pouco desgastadas pelos processos erosivos, resultando em formas jovens de relevo.

b) os maciços antigos consistem em áreas que foram influenciadas por forças tectônicas durante o período terciário, originando cadeias montanhosas.

c) as áreas sedimentares constituem lugares de aporte que, por serem topograficamente mais baixas, foram preenchidas por detritos e sedimentos provenientes de áreas adjacentes.

d) os dobramentos modernos compreendem estruturas estáveis em cujas áreas ocorrem minerais fósseis como petróleo, carvão e gás natural.

e) os escudos cristalinos são áreas tectonicamente instáveis constituídas por rochas formadas em períodos geológicos recentes.

Questão 02

(IFMT 2017) Apesar do contínuo processo de formação e transformação da litosfera, é possível identificar, atualmente, três grandes conjuntos de estruturas geológicas, ou seja tipos de terreno rochoso que compõem os continentes terrestres. São eles:

p14q2

a) Crátons ou escudos antigos, planossolos e alissolos.

b) Bacias sedimentares, nitossolos e cambissolos.

c) Argissolos, cadeias orogênicas e planossolos.

d) Crátons ou escudos antigos, bacias sedimentares e cadeias orogênicas.

e) Cambissolos, vertissolos e alissolos.

Questão 03

(UNICENTRO 2015) Analise o mapa a seguir.

p14q3

Com base no mapa das principais estruturas geológicas da Terra e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. As montanhas a leste do continente sul-americano são de altitudes elevadas se comparadas às cadeias a oeste, devido ao fato de as primeiras serem mais antigas que as segundas.

II. As bacias sedimentares são as mais extensas das estruturas geológicas terrestres, formadas a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras geológicas.

III. A estrutura geológica do Brasil compõe-se de maciços antigos e bacias sedimentares, não ocorrendo a existência de dobramentos modernos.

IV. A cordilheira dos Andes e a do Himalaia são cadeias montanhosas de dobramentos modernos formados por rochas magmáticas e sedimentares, de formação geológica recente.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Questão 04

(UFRGS–2006) Assinale com V ou F as afirmações a seguir, referentes à classificação genética das rochas.

(     ) A rocha ígnea intrusiva mais abundante na crosta terrestre é o granito.

(     ) as rochas sedimentares são formadas a partir da compactação de fragmentos provenientes somente das rochas ígneas e metamórficas.

(     ) quando ocorrer a litificação do material magmático em áreas profundas da crosta terrestre, a rocha resultante será do tipo ígnea vulcânica.

(     ) O gnaisse e o mármore são rochas metamórficas resultantes da transformação de outras rochas devido ao aumento de pressão e temperatura sobre a rocha preexistente

a) V F F V.

b) F F V V.

c) V V F F.

d) V F V V.

e) V F V V.

Questão 05

(UEFS 2013) As estruturas que formam a superfície refletem os eventos geológicos da história do Planeta. No passado, mares rasos cobriram vastas extensões, que atualmente constituem planícies, e cordilheiras montanhosas emergiram dos oceanos, como revelam, por exemplo, registros fósseis descobertos nos Andes

(MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. Geografia geral: projeto de ensino de Geografia. São Paulo: Moderna, 2010, p. 37.).

Com base nas informações contidas no texto e nos conhecimentos sobre as estruturas geológicas da Terra, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

(     ) A estrutura geológica da superfície terrestre continua em mutação e constitui o embasamento do modelado terrestre.

(     ) as terras imersas exibem dorsais submarinas e fossas abissais, ambas relacionadas a movimentos de placas tectônicas.

(     ) os escudos cristalinos são dobramentos modernos surgidos do entrechoque de massas continentais, quando se formou a Pangeia.

(     ) as bacias sedimentares, formadas ao longo do Período Pré-Cambriano, são resultantes da solidificação do material magmático e da ascensão das rochas até a superfície.

(     ) os dobramentos modernos assinalaram episódios de acomodação tectônica, que ocorreram ao longo do litoral e, no Brasil, estão concentrados na porção meridional.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a) V V F F F.

b) F F V V V.

c) V F V F V.

d) F V F V F.

e) V V V V V.

Questão 06

(ENEM 2005) Um professor, apresentou em sua prova de geografia a figura a seguir e demandou dos alunos a identificação das formas de relevo I e II.

p15q6.png

Acertaram a questão os alunos que a denominaram da seguinte forma:

a) I – Planície, II – depressão relativa.

b) I – Depressão relativa, II – Planície.

c) I – Depressão absoluta, II – Planície.

d) I – Planície, II – Planalto.

e) I – Depressão absoluta, II – Planalto.

Comentário:

A) A forma de relevo identificada com o número I corresponde a uma planície situada entre o oceano e a escarpa de um planalto. O número II representa uma depressão relativa, área rebaixada situada entre planaltos.

A planície junto ao litoral corresponde a uma área com baixa altitude, formada pela deposição de sedimentos provenientes do oceano e das regiões mais elevadas ao seu redor. A depressão relativa é geralmente formada por um longo processo erosivo (muitas vezes do tipo diferenciado) que origina formas relativamente aplainadas, mais baixas que as áreas do seu entorno.

Questão 07

(UFCG PB 2007) O relevo, dependendo da atuação dos agentes internos e externos, pode apresentar diversas formas. Quanto às características das principais formas de relevo, é CORRETO dizer que:

I. As serras são relevos estreitos bem agrupados com topos regulares. Em geral, são alinhamentos de montanhas recentes.

II. Os planaltos são as superfícies mais elevadas, com ondulações bruscas. Geralmente são delimitados por planícies que os circundam.

III. As planícies são superfícies planas, de baixa altitude, nas quais, geralmente, os processos de deposição são abundantes.

IV. As depressões são áreas rebaixadas. Sua origem pode estar ligada a processos de erosão ou a afundamentos provocados por falhamentos.

V. As montanhas são elevações suaves e aluviais do terreno. São formadas por agrupamentos de morros e escarpas sedimentares.

A sequência correta é:

a) I, II e IV.

b) III e IV.

c) II, III e V.

d) II e V.

e) I e III.

Questão 08

(2022) A figura seguinte representa o relevo da América Latina.

p15q8.png

Fonte: adaptada de https://pixabay.com/pt/mapa-do-mundo-mapa-mapa-de-relevo-1804890. Acesso em: 10 abr. 2017.

Associe os números apresentados na figura com as formas de relevo:

(     ) Planalto das Guianas

(     ) Planície Amazônica

(     ) Planalto Brasileiro

(     ) Cordilheira dos Andes

(     ) Planície Platina

(     ) Sierra Madre

Assinale a alternativa que apresenta correta correspondência dos números e formas de relevos:

a) 3, 5, 6, 4, 2, 1.

b) 5, 3, 2, 1, 4, 6.

c) 4, 2, 6, 1, 5, 3.

d) 3, 4, 5, 2, 6, 1.

e) 3, 5, 4, 2, 6, 1.

Questão 09

(FUVEST 2023)

p15q8.png

A partir da figura, pode-se afirmar que as áreas com as condições naturais mais favoráveis à ocupação humana são:

Ajuda:

Morros: São elevações de terreno com topo mais ou menos arredondado e encostas íngremes, formadas pela erosão e pela ação de agentes externos como água, vento e gelo. Podem ser constituídos por diferentes tipos de rochas e apresentar diferentes formas e altitudes.
Terraços fluviais: São superfícies planas ou levemente inclinadas formadas por depósitos de sedimentos carregados e depositados por rios ao longo do tempo. São encontrados ao longo das margens dos rios e são geralmente mais elevados que a planície fluvial, sendo considerados áreas propícias para agricultura e ocupação humana.
Planície fluvial: É uma área de terreno plano ou levemente inclinado formada pelos sedimentos depositados pelos rios durante suas cheias ao longo do tempo. São caracterizadas pela presença de solos férteis e geralmente são utilizadas para a agricultura e outras atividades humanas. Tente resolver sem ver a resposta

Resposta:

Resposta: Letra A.
Os topos mais aplainados dos morros ou a área de terraços fluviais, partes mais planas do relevo; no entanto, variações nas cheias dos rios podem atingir as áreas de terraços, e a ocupação dos topos pode comprometer as áreas de nascentes.

a) Os topos mais aplainados dos morros ou a área de terraços fluviais, partes mais planas do relevo; no entanto, variações nas cheias dos rios podem atingir as áreas de terraços, e a ocupação dos topos pode comprometer as áreas de nascentes.

b) Entre os morros e a planície, áreas de maior declividade sujeitas a desabamentos; também deve evitar os terraços fluviais por possuírem sedimentos consolidados, propensos à erosão.

c) O sopé (base) das encostas dos morros ou a área da planície fluvial, partes planas do relevo sem risco de deslizamentos de terra; além disso, a captação das águas para abastecimento público pode ser aproveitada pela proximidade do canal fluvial.

d) As áreas de planície com sedimentos inconsolidados resultantes das rochas cristalinas friáveis (que se quebram facilmente); além disso, o desmatamento e acúmulo de lixo nas inundações podem soterrar o curso fluvial retilíneo.

e) Os morros com encostas mais inclinadas, suscetíveis a deslizamentos e assoreamentos; estes acabam por prejudicar a conservação das áreas de nascentes que estão a jusante (rio abaixo) dos setores mais elevados.

a) Esta opção é considerada correta porque identifica corretamente os topos mais aplainados dos morros e os terraços fluviais como áreas com condições naturais mais favoráveis à ocupação humana. Os topos mais aplainados dos morros oferecem uma posição elevada, o que pode proporcionar vistas panorâmicas, ventilação adequada e menor suscetibilidade a inundações. Além disso, os terraços fluviais são planícies aluviais formadas ao longo do tempo pelo acúmulo de sedimentos depositados por rios, proporcionando solos férteis para agricultura e acesso à água.

b) Esta opção está incorreta porque descreve áreas de maior declividade entre morros e planícies como favoráveis à ocupação humana, quando na verdade essas áreas são mais propensas a desabamentos e outros eventos geológicos adversos. Além disso, a afirmação de que se deve evitar os terraços fluviais por possuírem sedimentos consolidados propensos à erosão não está correta. Os terraços fluviais são, na verdade, áreas planas formadas por depósitos de sedimentos carregados pelos rios, e são considerados propícios para ocupação humana e agricultura.

c) Esta opção está incorreta porque sugere que o sopé das encostas dos morros e a planície fluvial são partes planas do relevo sem risco de deslizamentos de terra. Na realidade, o sopé das encostas dos morros pode ser suscetível a deslizamentos, especialmente em áreas de maior declividade, e as planícies fluviais podem estar sujeitas a inundações e outros riscos naturais. Além disso, a afirmação de que a captação das águas para abastecimento público pode ser aproveitada pela proximidade do canal fluvial não está necessariamente correta, pois a proximidade de um canal fluvial não garante a qualidade da água para abastecimento público.

d) Esta opção está incorreta porque descreve áreas de planície com sedimentos inconsolidados resultantes de rochas cristalinas friáveis como favoráveis à ocupação humana, quando na verdade essas áreas podem ser instáveis e propensas a deslizamentos de terra e outros eventos geológicos adversos. Além disso, a afirmação de que o desmatamento e acúmulo de lixo nas inundações podem soterrar o curso fluvial retilíneo não está correta, pois o desmatamento e o acúmulo de lixo nas inundações podem causar problemas ambientais, mas não necessariamente soterram cursos fluviais retilíneos.

e) Esta opção está incorreta porque descreve morros com encostas mais inclinadas como favoráveis à ocupação humana, quando na verdade essas áreas são mais suscetíveis a deslizamentos e assoreamentos, representando riscos para a segurança das populações que ali habitam. Além disso, a afirmação de que esses morros acabam prejudicando a conservação das áreas de nascentes que estão a jusante dos setores mais elevados não está necessariamente correta, pois o impacto dos morros na conservação das áreas de nascentes pode variar dependendo de uma série de fatores geológicos e ambientais.

Questão 10

(UNICAMP 2023)

A figura a seguir apresenta um cenário em que se distinguem dois compartimentos de relevo na paisagem.

Formas do relevo - Duvid Geografia

No que se refere aos compartimentos de relevo na paisagem, é correto afirmar que o compartimento

Ajuda:

Planalto: Terreno elevado com superfície relativamente plana e limites mais ou menos abruptos, geralmente formado por processos erosivos.

Planície: Terreno plano ou levemente ondulado, formado principalmente por processos de deposição de sedimentos, como rios ou geleiras. Tente resolver sem ver a resposta

Resposta:

Resposta: Letra A.
A é uma planície formada por processos exógenos que ocasionam a acumulação de materiais de fontes diversas. As planícies podem sofrer a influência de falhamentos das rochas que servem de substrato ao processo deposicional.

a) A é uma planície formada por processos exógenos que ocasionam a acumulação de materiais de fontes diversas. As planícies podem sofrer a influência de falhamentos das rochas que servem de substrato ao processo deposicional.

b) B é um planalto formado por rochas ígneas extrusivas, e apresenta formas de relevo esculpidas pela atuação dos processos exógenos, a exemplo das chapadas, dos morros, das serras e das depressões.

c) A é uma planície formada por depósitos arenosos e argilosos de origem exclusivamente fluvial. A presença dos meandros abandonados indica que as formas de relevo desse compartimento não evoluem.

d) B é um planalto formado por rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares. Sua principal característica está na atividade ativa dos processos tectônicos responsáveis pelo soerguimento das elevações e manutenção das formas.

Comentário:

A alternativa A está correta, pois descreve o compartimento como uma planície formada por processos exógenos de acumulação de materiais. As planícies podem ser afetadas por falhamentos das rochas que servem de base para o processo de deposição.

A alternativa B está incorreta, pois a figura representa um planalto e não uma planície. Além disso, as chapadas são geralmente formadas por rochas sedimentares estratificadas, não por rochas ígneas extrusivas.

A alternativa C está incorreta, pois a presença dos meandros abandonados indica uma evolução das formas de relevo, sugerindo que se trata de uma planície fluvial, não de uma planície onde as formas de relevo não evoluem.

A alternativa D está incorreta, pois um planalto é caracterizado pelo predomínio da erosão, não pela atividade tectônica no soerguimento das elevações e na manutenção das formas.