Home 1º ano Blog Sobre

Questões aula 31 – Biogeografia III – regiões polares

Conteúdo: Ártico; Regiões polares; Clima ártico e antártico; Tundra.

Objetivo: Destacar as principais características das vegetações associadas a climas frios e polares do mundo (tundra; vegetação ártica e antártica. Identificar e compreender as características desses ecossistemas.

Questão 01

(UDESC - 2016) - Analise as proposições em relação às zonas polares.

I. Uma das razões do continente antártico ser mais frio, que as áreas polares do norte (Groenlândia, Alasca, etc.), é o fato de apresentar altitudes superiores às dessas áreas.

II. Sobre o continente antártico existem permanentes camadas de gelo, que chegam a atingir até 2 km de espessura.

III. Na zona polar ártica existem algumas áreas habitadas por povos de tecnologia rudimentar como os esquimós e os lapões.

IV. O inverno, nos dois polos, pode durar até seis meses sem sol (noite polar).

V. Na Antártida os rios permanecem congelados a maior parte do ano e suas águas correm apenas em alguns meses.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

b) somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

c) somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) somente a afirmativa V é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 02

(FAG 2015) A Antártica tem em torno de 14 milhões de km2 permanentemente cobertos de gelo, como um gigantesco deserto branco e muito frio. O continente Antártico rodeia o polo Sul e é o único lugar da Terra sem história, mitos ou lendas, pois jamais existiu população humana nativa. Atualmente, a população desse continente é formada por:

a) pesquisadores de todas as partes do mundo.

b) pesquisadores que extraem o petróleo da região.

c) ambientalistas que defendem a ocupação humana no continente.

d) nativos oriundos do polo Norte na tentativa de se adequar às mesmas condições climáticas.

e) refugiados de várias partes do mundo, já que na Antártica não possui leis de extradição clandestina.

Questão 03

(UDESC 2014) Analise as proposições sobre o iceberg.

p31q3

I. Iceberg são pedaços de gelo que se deslocam de geleiras.

II. Mares e correntes marítimas agem sobre o gelo que fica submerso nas bordas dos continentes, movimentando-o para cima e para baixo, provocando fraturas que levam à separação do bloco de gelo, formando o iceberg.

III. O iceberg, por ser composto de água, fica metade para dentro do oceano e metade para fora. Isto acontece porque a densidade do gelo é menor que a densidade da água salgada.

IV. Os icebergs são levados pelas correntes marítimas, mas seu movimento é também influenciado pelo vento que atua sobre a parte submersa.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa II é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 04

(UERJ 2009)

p31q4

(NOVA) GUERRA FRIA SOBRE O ÁRTICO

“Mesmo divergindo sobre as causas do fenômeno, a comunidade científica é unânime: o Ártico está derretendo. Segundo um estudo da Arctic Climate Impact Assessment (ACIA), publicado em 2004, 4.998.000 km2 de geleiras desapareceram ao longo dos últimos 30 anos.”

Adaptado de http://diplo.uol.com.br

No mapa e na reportagem, apresentam-se informações que remetem a possíveis alterações na economia e na política da Região Ártica, fruto da combinação de eventos como a mundialização do capitalismo e o aquecimento global.

Dois significativos interesses estratégicos que podem produzir uma redefinição da geopolítica do Ártico são:

a) instalação de bases militares e monitoramento do tráfego aéreo.

b) aproveitamento da biodiversidade e expansão do mar territorial.

c) exploração de recursos minerais e controle de novas rotas marítimas.

d) utilização de reservas de água potável e aproveitamento da energia hidroelétrica.

Questão 05

(UFMG 2008) Analise este mapa:

p31q5

A Antártida e áreas oceânicas e continentais periféricas.

A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a Antártida é um continente coberto por uma imensa capa de gelo de água doce, cercada de águas oceânicas, cujo equilíbrio ambiental é de interesse planetário.

b) a península lançada em direção à Terra do Fogo é a menos desfavorável à presença do homem na região, pois possibilitou a criação de estações permanentes de pesquisa.

c) a tundra, própria de climas muito frios, encontra condições favoráveis para se desenvolver amplamente nessa região e se constitui a base de uma cadeia alimentar diversificada.

d) o Círculo Polar Antártico limita, praticamente, o Continente à Zona Polar e, por isso, a Antártida é o mais extenso e contínuo domínio de climas polares continentais da Terra.

Questão 06

(FDF 2013) Com as ameaças de risco ecológico e as polêmicas que cercam o tema do aquecimento global, são recorrentes as referências às zonas polares do planeta. Afinal elas são as zonas mais frias do globo e os sinais do aquecimento seriam mais facilmente notados nelas. A respeito das características dessas zonas, é correto afirmar que

a) banquisas se formam nas áreas continentais enquanto os glaciares se formam nos oceanos, e por isso, deles (os glaciares) se desprendem os icebergs.

b) os icebergs são fenômenos da Zona Polar Sul e se constituem de blocos de água salgada congelada que se desprendem das banquisas dessa área do planeta.

c) banquisa quer dizer gelo continental e, por isso, esse elemento é o principal constituinte da calota polar Sul.

d) a Zona Polar Norte tem maior predomínio das banquisas, que correspondem ao congelamento das águas salgadas dos mares e oceanos.

e) geleiras (ou glaciares) correspondem ao congelamento das águas salgadas ( 2º C), e são densas estruturas de gelo que dominam a paisagem da Zona Polar Norte.a

Questão 07

(UECE 2008) Nas regiões de altas latitudes e próximas ao Círculo Polar Ártico, os horizontes superficiais do solo permanecem gelados. É comum, durante poucos meses do ano, a ocorrência de um tipo de vegetação de pequeno porte e que é constituído, basicamente, por musgos e liquens. Assinale a alternativa que contém essa vegetação.

p31q7

a) Estepe.

b) Araucárias.

c) Tundra.

d) Campos cerrados.

Questão 08

(2022) Com base no Tratado da Antártica, assinale a alternativa correta:

a) pretensão de posse sobre partes de seu território, como os geograficamente próximos do continente (Argentina, Austrália e Chile, por exemplo), mas, também, por países distantes (como França e Reino Unido). Esse tratado expirou em 2012.

b) Entre suas principais determinações, estão a utilização da Antártica para fins pacíficos, a liberdade para a investigação científica, a promoção da cooperação científica e da transparência dos resultados obtidos, a renúncia a qualquer disputa sobre a soberania territorial no continente, porém operações e bases militares são permitidas no continente.

c) Atualmente, o Tratado Antártico está sendo revisto para que os países que possuem bases científicas no continente possam explorá-lo devido à grande abundância de petróleo e gás natural.

d) Atualmente a Antártica possui um grande depósito de lixo radioativo, isto só é permitido porque a região não é habitada.

e) Além das questões de ordem territorial e política, o Tratado da Antártica também dispõe sobre questões relativas à conservação ambiental do continente. Entre suas resoluções, destacam-se a proibição de testes nucleares e descarte de resíduos radioativos, a proibição de toda a atividade comercial de recursos minerais e a exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de todas as atividades desenvolvidas no continente.

Questão 09

(UEPB) Associe as faixas climáticas do globo, apresentadas na coluna 1 às suas respectivas características, descritas na coluna 2.

COLUNA 1 COLUNA 2
(1) Altas Latitudes (     ) Latitudes sujeitas aos avanços e recuos das frentes durante todo o ano, devido à influência do ar polar e do ar tropical. É a zona na qual as 4 estações do ano são bem caracterizadas. É a zona mais industrializada do globo, no hemisfério Norte, onde as florestas caducifólias praticamente desapareceram. No hemisfério Sul apresenta-se pouco povoada, em parte, por apresentar poucas áreas emersas.
(2) Baixas Latitudes, na altura do equador (     ) Zona de condições naturais hostis, com ventos que sopram a mais de 100 Km/h e frio rigoroso. Apresenta invernos severos e verões curtos, que, nas áreas que atingem os 10 °C, permitem a formação da taiga, e nas áreas que não atingem esta temperatura, apenas é possível o aparecimento da tundra.
(3) Latitudes Médias (     ) Latitudes em torno das quais se situam os desertos quentes, por serem áreas de alta pressão, mas são, também, as latitudes nas quais ocorrem as chuvas de monções, em especial nas proximidades do oceano Indico onde ocorre uma estação seca e outra chuvosa bem definidas, com a ocorrência de intensa pluviosidade, que se precipita sobre área bastante povoada do sul e sudeste asiáticos.
(4) Baixas Latitudes, próximas aos trópicos (     ) Zona de Convergência Intertropical, portanto, de domínio dos os ventos alísios. Apresenta temperaturas elevadas com baixa amplitude térmica anual e predomínio de elevadas precipitações, geralmente superiores a 2000 mm.

A sequência correta das assertivas é:

a) 4 2 3 1.

b) 3 1 4 2.

c) 2 1 4 3.

d) 3 4 2 1.

e) 1 3 2 4.

Questão 10

(UFF) A Antártida é um continente gelado de aproximadamente 14.000.000 km². Lá não existem cidades, indústrias ou campos agricultáveis, porém muitos países reivindicam parcelas do seu território.

Tal fato pode ser explicado porque:

a) A posição da Antártida no extremo do Hemisfério Norte é ideal para localização de bases militares para o controle do Oceano Atlântico.

b) O buraco na camada de ozônio sobre o continente antártico é alvo de preocupações e exige rigoroso controle ambiental.

c) A grossa camada de gelo que encobre as terras da Antártida é um depósito natural e seguro para os resíduos radiativos de usinas nucleares.

d) No subsolo da Antártida constatou-se a presença de jazidas de minerais estratégicos, especialmente carvão e petróleo.

e) No ano 2.000 entra em vigor o “Tratado Antártico”, que prevê a instalação de bases militares e expedições colonizadoras na Antártida.