Home 2º ano Blog Sobre

Questões 01 - Formação do território brasileiro

Conteúdo: Grandes navegações; Divisão Internacional do trabalho; Arquipélago econômico: Pau-Brasil, Cana-de-açúcar, Latifúndio, Plantation, Metais preciosos; Ocupação da Amazônia, Borracha, Café e Fronteiras.

Objetivo: Compreender a formação do território brasileiro através dos eventos das atividades econômicas engendradas pelo processo de colonização.

Questão 01

(CESUPA 2020) Segundo a historiadora Emília Viotti:

“A urbanização no século XIX seria menos fruto da expansão do mercado interno, e mais reflexo da expansão do mercado internacional e do desenvolvimento da economia de exportação de produtos tropicais destinados aos mercados europeu e americano do norte e setores subsidiários.”

(Fonte: Costa, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 218.)

No caso da Amazônia do final do século XIX e início do XX, a urbanização está atrelada à economia do (da)

a) cacau, atividade extrativista cuja mão de obra era indígena, rendia muito lucro à região, porque a Amazônia era o único mercado exportador para a Europa e Estados Unidos, propiciando a instalação de modernos serviços urbanos.

b) pecuária, que propiciou um grande desenvolvimento à capital paraense e à Ilha do Marajó, território onde ficavam localizadas as fazendas de propriedade de estrangeiros que instalaram modernos frigoríficos na cidade, fabricados na Inglaterra.

c) mineração, recurso natural em que os investidores estrangeiros mantinham total controle da exploração e em contrapartida ofereciam modernos equipamentos urbanos como os bondes elétricos e a instalação de bancos para dar suporte ao empreendimento, como o London Bank.

d) borracha, que em seu apogeu propiciou a aceleração da urbanização, com investimentos nos serviços públicos urbanos, inclusive os governantes tinham por hábito contratar firmas estrangeiras, como a Pará Gás Company, firma inglesa, para o serviço de iluminação a gás das ruas da cidade de Belém.

Questão 02

(UPE 2018) Analise o texto a seguir:

“O Brasil foi, durante muitos séculos, um grande arquipélago, formado por subespaços, que evoluíram, segundo lógicas próprias, ditadas em grande parte por suas relações com o mundo exterior. Havia, sem dúvida, para cada um desses subespaços, polos dinâmicos internos. Estes, porém, tinham entre si escassa relação, não sendo interdependentes”.

Mílton Santos. A urbanização brasileira, 1993. Adaptado.

Sobre o assunto tratado pelo geógrafo Mílton Santos, analise as afirmativas a seguir:

1) A distribuição descontínua das atividades econômicas pelo território brasileiro originou as regiões voltadas para o mercado externo.

2) A falta de integração entre os subespaços configurou um modelo de ocupação baseado em ilhas econômicas.

3) O primeiro grande arquipélago econômico foi o do açúcar em Minas Gerais, depois o ciclo do café no Nordeste e, posteriormente, o ciclo do ouro no Sudeste.

4) A maior parte do território brasileiro passou a se integrar à economia nacional somente no início do século XX, sob o comando do eixo Rio - São Paulo.

5) A ocupação e a expansão do território brasileiro ocorreram inicialmente de Oeste para Leste, começando pela Amazônia e estendendo-se para o litoral.

Estão CORRETAS

a) 1 e 5, apenas.

b) 3 e 4, apenas.

c) 1 e 2, apenas.

d) 2, 4 e 5, apenas.

e) 1, 2, 3, 4 e 5.

Questão 03

(FUVEST 2012) No mapa atual do Brasil, reproduzido abaixo, foram indicadas as rotas percorridas por algumas bandeiras paulistas no século XVII.

s14q4

Fonte: Jobson de A. Arruda Atlas Histórico. Editora Árica, 1989. Adaptado.

Nas rotas indicadas no mapa, os bandeirantes

a) mantinham-se, desde a partida e durante o trajeto, em áreas não florestais. No percurso, enfrentavam períodos de seca, alternados com outros de chuva intensa.

b) mantinham-se, desde a partida e durante o trajeto, em ambientes de florestas densas. No percurso, enfrentavam chuva frequente e muito abundante o ano todo.

c) deixavam ambientes florestais, adentrando áreas de campos. No percurso, enfrentavam períodos muito longos de seca, com chuvas apenas ocasionais.

d) deixavam ambientes de florestas densas, adentrando áreas de campos e matas mais esparsas. No percurso, enfrentavam períodos de seca, alternados com outros de chuva intensa.

e) deixavam áreas de matas mais esparsas, adentrando ambientes de florestas densas. No percurso, enfrentavam períodos muito longos de chuva, com seca apenas ocasional.

Questão 04

(UNB 2011) Em termos de contribuição para o ordenamento territorial, sobressai, na Região de Influência da Estrada Real, o processo de ocupação e de constituição de núcleos pioneiros de atividade econômica — como foram os polos de mineração —, e a criação e a organização de aldeias, vilas e cidades, muitas das quais incorporavam arruamentos, infraestruturas, serviços básicos e técnicas construtivas do mais elevado nível tecnológico, equivalente àquele prevalente no Portugal de correspondente época.

G.D. Calaes; G.Ferreira (Eds). A estrada real e a transferência da corte portuguesa. Programa Rumys – Projeto Estrada Real. Rio de Janeiro: CETEM/MCT/CNPq/CYTED, 2009, p. 36 (com adaptações).

A partir das informações acima, julgue o item.

A maneira como houve a formação espacial do território brasileiro ajuda a explicar e, ao mesmo tempo, influencia as práticas sociais relacionadas ao comércio, ao dia a dia e ao exercício de políticas públicas. Essa formação vincula-se, também, aos recortes da sociedade fundamentados no conceito de classe social.

a) CERTO.

b) ERRADO.

Questão 05

(FURG 2010) Com base nos processos de povoamento do território brasileiro ocorridos no século XVI, pode-se inferir que:

a) O desmatamento da Floresta Amazônica e do Cerrado para a implantação da atividade pecuária e de lavouras comerciais de grãos.

b) A descoberta de ouro e de diamantes, nos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, contribuíram para a formação de cidades.

c) A ocupação se limitava ao Litoral, e a principal atividade econômica era o cultivo da cana, para produção de açúcar, ocorrendo também outras atividades relacionadas à produção mercantil.

d) As lavouras de café, no estado de São Paulo, atraíram imigrantes europeus na condição de assalariados e proprietários rurais.

e) As lavouras canavieiras e a criação de gado pelo sistema de confinamento foram atividades que contribuíram para a efetiva ocupação do espaço brasileiro.

Comentário:

a. Incorreta. O desmatamento intensivo do Cerrado e da Amazônia se deram a partir do século XX.

b. Incorreta. Apesar de as regiões mineradoras terem constituído importantes cidades, a descoberta e exploração de ouro e diamante ocorreram entre os séculos XVII e XVIII.

c. Correta. O litoral brasileiro foi o primeiro a ser ocupado e explorado pelos colonizadores europeus, muitos dos quais instalaram usinas de açúcar, passando a fabricar o produto no Brasil e exportá-lo para Portugal.

d. Incorreta. O início da produção de café em São Paulo e a imigração de europeus para esse estado ocorreram entre o final do século XIX e início do século XX.

e. Incorreta. No século XVI, a pecuária no Brasil era realizada de maneira tradicional, ou seja, extensiva.

Questão 06

(FUVEST 2002) Quanto à formação do território brasileiro, podemos afirmar que

a) a mineração, no século XVIII, foi importante na integração do território devido às relações com o Sul, provedor de charque e mulas, e com o Rio de Janeiro, por onde escoava o ouro.

b) a pecuária no rio São Francisco, desenvolvida a partir das numerosas vilas da Zona da Mata foi um elemento importante na integração do território nacional.

c) a economia baseada, no século XVI, na exploração das drogas do sertão integrou a porção Centro-Oeste à região Sul.

d) a economia açucareira do Nordeste brasileiro, baseada no binômio 'plantation' e escravidão, foi a responsável pela incorporação, ao Brasil, de territórios pertencentes à Espanha.

e) a extração do pau-brasil, promovida pelos paulistas, por meio das entradas e bandeiras, foi importante na expansão das fronteiras do território brasileiro.

Comentário:

a. Correta. Com a descoberta de ouro em partes das regiões do Centro-Oeste e do Sudeste, a capital do Brasil, que antes era em Salvador, foi transferida para o Rio de Janeiro. A mineração foi responsável pelo aumento do comércio interno brasileiro, na medida em que as cidades mineradoras deslocavam sua mão de obra para a extração de ouro e diamante e, por isso, necessitavam de alimentos e produtos produzidos em outros estados.

b. Incorreta. A pecuária extensiva do vale do rio São Francisco, realizada no interior do Nordeste, foi de grande importância para a produção do açúcar realizada na Zona da Mata, na região costeira.

c. Incorreta. As drogas do Sertão ocorreram no Norte e Nordeste do país.

d. Incorreta. As plantations de açúcar instaladas no início da colonização do Brasil concentraram-se, de acordo com o tratado de Tordesilhas, em terras portuguesas.

e. Incorreta. A extração do pau-brasil concentrou-se na costa brasileira e foi promovida por indígenas e portugueses.

Questão 07

(2020) É uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos.

a) Grandes Navegações.

b) Plantation.

c) Latifúndio.

d) Pau-Brasil.

Questão 08

(2021) Assinado em 1750, praticamente garantiu a atual extensão territorial do Brasil. O novo acordo anulou o Tratado de Tordesilhas e determinou que as terras pertenciam a quem de fato as ocupasse, seguindo o princípio de uti possidetis (permanência legal do atual proprietário)

a) Metais preciosos.

b) Cana-de-açúcar.

c) Tratado de Tordesilhas.

d) Tratado de Madri.

Questão 09

(2020) Surgiram com a integração entre a atividade agrícola canavieira, a atividade industrial (agroindústria canavieira) e o setor de exportação do produto (transportes), os quais aumentavam progressivamente com a crescente importação de escravos africanos e manufaturados europeus, principalmente em Salvador, Recife e no litoral.

a) Cana-de-açúcar.

b) Metais preciosos.

c) Centros urbanos.

d) Tratado de Madri.

Questão 10

(2021) Uma unidade de produção caracterizada pela presença da grande propriedade (latifúndio), pela monocultura (cana-de-açúcar) e pelo trabalho escravo (inicialmente indígena, posteriormente africano), cuja produção se destinava basicamente ao mercado europeu, do qual ela dependia:

a) Pau-Brasil.

b) Plantation.

c) Latifúndio.

d) Fronteiras.