Home 2º ano Blog Sobre

Questões aula 03 – População I – origem e formação da população brasileira

Conteúdo: Matriz étnica: índios, negros e brancos; Imigração.

Objetivo: Entender a formação da população brasileira com base nas suas três matrizes étnicas (africanos, europeus e indígenas). Identificar e entender as desigualdades que marcam o território, tanto em termos de renda quanto de gênero e cor da pele.

Questão 01

(UNICAMP 2016) Considerando as atuais características demográficas da população indígena brasileira, assinale a alternativa correta.

a) ainda existem etnias indígenas isoladas no interior da Amazônia, vivendo em grandes aldeias, com predominância de idosos, e desenvolvendo roças para o autoconsumo.

b) A atual população indígena brasileira supera, em contingente e em etnias, os habitantes nativos encontrados no início da colonização no século XVI.

c) enquanto a população indígena do centro-sul obteve crescimento demográfico, a população habitante da Amazônica apresentou forte redução de contingente.

d) verifica-se a tendência de reversão da curva demográfica, tendo em vista o crescimento atual da população indígena no país, sendo que a maior parcela desse contingente vive em áreas rurais.

Comentário:

A alternativa d é a correta: verificou-se a partir de informações dos últimos censos demográficos do IBGE (como de 2010), que a população indígena brasileira teve crescimento demográfico em todas as regiões do país, e que a maioria dessa população habita aldeias em áreas rurais.

A alternativa a está errada: embora ainda existam etnias isoladas em algumas regiões brasileiras, sobretudo na Amazônia, elas vivem predominantemente em pequenas aldeias. Esses grupos indígenas frequentemente habitam provisoriamente um determinado lugar, mas ainda são bastante itinerantes e sobrevivem, predominantemente, da pesca, caça e da coleta; são grupos de poucos indivíduos, com expectativa de vida muito baixa, daí a presença de reduzida população idosa.

A alternativa b é incorreta: os estudos antropológicos demonstram que o contingente de população indígena no que seria o território brasileiro era maior do que o existente atualmente. Parte dessa população foi dizimada pelo processo violento da colonização portuguesa e das distintas doenças contraídas por essas populações originárias. Esses fatos favoreceram a redução do número de indivíduos nas diversas etnias ou mesmo o desaparecimento de muitas delas.

A alternativa c é incorreta: as informações censitárias demonstram que o crescimento da população indígena ocorreu em todas as regiões do país.

Questão 02

(UNESP 2015)

"Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. Nessa confluência, que se dá sob a regência dos portugueses, matrizes raciais díspares, tradições culturais distintas, formações sociais defasadas se enfrentam e se fundem para dar lugar a um povo novo. Novo porque surge como uma etnia nacional, que se vê a si mesma e é vista como uma gente nova, diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras. Velho, porém, porque se viabiliza como um proletariado externo, como um implante ultramarino da expansão europeia que não existe para si mesmo, mas para gerar lucros exportáveis pelo exercício da função de provedor colonial de bens para o mercado mundial, através do desgaste da população. Sua unidade étnica básica não significa, porém, nenhuma uniformidade, mesmo porque atuaram sobre ela forças diversificadoras: a ecológica, a econômica e a migração. Por essas vias se plasmaram historicamente diversos modos rústicos de ser dos brasileiros: os sertanejos, os caboclos, os crioulos, os caipiras e os gaúchos. Todos eles muito mais marcados pelo que têm de comum como brasileiros, do que pelas diferenças devidas a adaptações regionais ou funcionais, ou de miscigenação e aculturação que emprestam fisionomia própria a uma ou outra parcela da população".

(Darcy Ribeiro. O povo brasileiro, 1995. Adaptado.)

De acordo com o excerto, a gênese do povo brasileiro está associada:

a) ao propósito de ocupação de novos territórios pelos portugueses e à implantação de um empreendimento de povoamento, voltado à construção de um mercado interno amplo e diversificado.

b) à conquista de novos territórios pelos povos africanos, ameríndios e europeus e à implantação de um modelo de desenvolvimento econômico autônomo, voltado a atender às demandas do mercado externo.

c) ao ímpeto pela descoberta de novos territórios pelos povos ameríndios e africanos e à implantação de um modelo de desenvolvimento social e econômico de inspiração europeia, dirigido ao progresso técnico e econômico nacional.

d) ao projeto de colonização de novos territórios e de seus respectivos povos pelos portugueses e à implantação de um empreendimento mercantil, voltado a atender às demandas do mercado externo.

e) ao propósito de conquista de novos territórios pelos europeus e à implantação de um modelo de desenvolvimento econômico autônomo, voltado a atender às demandas do mercado local.

Comentário:

A formação do povo brasileiro remonta a todo o período colonial, em que a produção e as relações de trabalho estavam voltadas para atender aos interesses do mundo europeu.

Questão 03

(UCPEL 2014) A ocupação do território brasileiro pela população se dá de modo bastante irregular. É bastante visível o contraste existente entre a fachada litorânea, onde se encontra a maioria da população, e o interior do país, fracamente povoado.

s3q3

Sobre a distribuição geográfica da população no Brasil, é correto afirmar que:

a) uma das razões fundamentais que explicam a elevada concentração da população brasileira junto ao litoral é a condição do país como ex-colônia de exploração, pois isso gerou uma dependência econômica e criou a necessidade de contato com o mundo exterior.

b) grande número das metrópoles no Brasil não se localizam próximas do litoral, mas a população dessas cidades representa pequena concentração da população total do país, mantendo irregular a distribuição da população.

c) as regiões Nordeste, Sudeste e Sul ocupam a maior parte do território brasileiro e, mesmo assim, não concentram a maior parte da população do país.

d) existem grandes áreas nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, que constituem imensos vazios demográficos, mas a população absoluta nos estados que compõem estas regiões é elevada.

e) a concentração das principais atividades econômicas do país, como agricultura e indústria, se dá no interior do território, mas isso não tem sido suficiente para afastar a população do litoral.

Questão 04

(UNIFOR 2019) Uma das principais características do processo histórico de formação da cultura brasileira é a miscigenação. O Brasil foi formado demograficamente pelas relações entre portugueses, africanos, indígenas, espanhóis, judeus, holandeses, alemães, italianos, japoneses, sírio-libaneses, dentre outros. Um grupo diverso que criou uma sociedade nova, heterogênea e culturalmente diversificada.

Sobre este processo histórico e seus resultados, pode-se afirmar que

I - esta diversidade demográfica levou a uma diversidade religiosa, com predomínio do cristianismo. Durante muito tempo, as religiões afro-brasileiras foram desrespeitadas.

II - os colonizadores europeus respeitaram as culturas indígenas na sua totalidade, estabelecendo um contato amigável.

III - as economias colonial e imperial, baseadas no trabalho escravo, levaram ao surgimento do preconceito e de diversas formas de racismo que, de certo modo, permanecem até hoje.

IV - os japoneses destacam-se na formação cultural brasileira, tendo chegado a partir de 1908, com presença especialmente em São Paulo e na Região Norte.

V - o uso da língua portuguesa, um dos princípios da unidade nacional, foi dominante desde o começo do Período Colonial em todo o território brasileiro.

É correto o que se afirma apenas em

a) I, II, III.

b) II, III, V.

c) II, IV, V.

d) I, III, IV.

e) I, IV, V.

Questão 05

(FMP 2018) Considere o texto sobre a demografia brasileira.

Historicamente, dentre as correntes imigratórias de europeus que incrementam a composição demográfica brasileira, a mais importante foi a portuguesa. A segunda maior corrente de imigrantes livres foi a italiana. Em terceiro lugar, aparecem os espanhóis e, em quarto, os alemães.

SENE, E.; MOREIRA, J. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005, p. 354. Adaptado.

No território brasileiro, o grupo de imigrantes formado por italianos e alemães ocupou predominantemente áreas geográficas do(a)

a) Amazônia Ocidental.

b) Amazônia Oriental.

c) Nordeste.

d) Centro-Sul.

e) Centro-Oeste.

Questão 06

(MACKENZIE 2011)

O Brasil em 2020

“Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.”

David Cohen, Revista Época, 25/05/2009.

Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

(     ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.

(     ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.

(     ) as quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.

Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é

a) VVV.

b) FVV.

b) FVV.

d) FVF.

e) VFV.

Questão 07

(ENEM 2015)

“O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras. ”

LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S.Paulo, 7maio 2011 (adaptado).

A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da:

a) expansão da fronteira agrícola.

b) remoção de populações nativas.

c) valorização de identidades coletivas.

d) superação da condição de pobreza.

e) implantação de modernos projetos agroindustriais.

Questão 08

(MACKENZIE 2013)

“A seguir, nos Censos de 1900 e 1920, as informações sobre cor ou raça não foram coletadas e, em 1910 e 1930, não foram realizadas operações censitárias no País(...). Os Censos 1950 e 1960 reincorporaram o grupo pardo à categorização de cor, como unidade de coleta e análise, sendo os primeiros levantamentos que orientaram explicitamente nas suas instruções de preenchimento a respeitar a resposta da pessoa recenseada, constituindo a primeira referência explícita ao princípio de autodeclaração.

No Censo 1970, mais uma vez a variável foi excluída da pesquisa, sendo que a partir do Censo 1980 o quesito voltou a ser pesquisado, desta vez no questionário da amostra. Em 1991, foi acrescentada a categoria indígena às já mencionadas, após um século de ausência desta identificação, passando a pergunta a ser denominada como de “raça ou cor” e, no Censo 2000, de “cor ou raça”. Em 2010, último censo realizado, repetiram-se as mesmas categorias de classificação da pergunta, que voltou ao questionário básico aplicado à totalidade da população, sendo que, pela primeira vez, as pessoas identificadas como indígenas foram indagadas a respeito de sua etnia e língua falada.”

http://www.ibge.gov.br

De acordo com o texto e com as características de formação étnica da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A população brasileira, a despeito de sua composição étnica de origens variadas, apresenta histórica homogeneidade de características, tais como a cor da pele. Esse fato torna discutível a inclusão dos termos “pardos” e “indígenas”, restritos às características físicas e não culturais desses grupos.

b) O recenseamento da população segundo a cor da pele é importante para o estabelecimento de políticas públicas de correção de desigualdades. Contudo, a heterogeneidade da população é um fato de difícil medição, a exemplo da histórica dificuldade da definição de alguns termos como “pardos” e “indígenas”.

c) A população brasileira é um exemplo de “democracia racial”, em que todos os grupos classificados pelo IBGE, segundo a cor da pele, apresentam equilíbrio nos dados de escolaridade, expectativa de vida e rendimentos. A retirada dos termos “pardos” e “indígenas” comprova essa tese.

d) No Brasil, o princípio da “autodeclaração” confere amplos poderes ao Estado para determinar a classificação da população de acordo com a cor da pele. Desse modo, os recenseadores aplicam a metodologia correta, cientificamente aceita e sem distorções, como historicamente podemos comprovar.

e) A homogeneidade da população brasileira segundo a cor da pele pode ser modificada pela mudança dos critérios do IBGE para os diferentes recenseamentos. Desse modo, a afirmação de que o Brasil é heterogêneo, deriva muito mais das mudanças nos critérios de recenseamento do que propriamente das características da população.

Questão 09

(UDESC 2009) Sobre a população negra brasileira, assinale a alternativa incorreta.

a) As melhorias no acesso à educação formal também não foram capazes de acabar com a desvantagem na escolaridade dos negros em relação aos brancos. Enquanto em 2006 a maioria dos brancos estava matriculada no ensino médio com idade adequada para o curso, apenas 37,4% dos negros estavam no mesmo patamar.

b) Os índices de escolaridade, renda e pobreza da população negra registraram melhoras entre 1996 e 2006, mas as condições de vida continuam ainda inferiores às dos brancos no Brasil.

c) A renda média do trabalhador negro cresceu, embora o aumento não seja muito expressivo. Mesmo com esse crescimento, a discrepância é grande. Os brancos ainda vivem com quase o dobro da renda mensal per capita dos negros.

d) Os negros, homens e mulheres, entram mais cedo no mercado de trabalho e deixam-no mais tarde, em relação aos brancos.

e) A desigualdade entre brancos e negros tem se agravado nos últimos anos no Brasil, pois faltam políticas públicas capazes de reverter essa situação.

Questão 10

(UFRGS 2019) Leia o texto abaixo.

A população que se declara preta mantém tendência de crescimento no país. Entre 2016 e 2017, 6% a mais se autodeclararam pretos, enquanto os que se declararam brancos diminuíram 0,6%.

Fonte: IBGE. Acesso em: 05 set. 2018.

Considere as afirmações abaixo, sobre a composição étnica da população brasileira.

I - O crescimento apontado no texto relaciona-se com as políticas afirmativas e com as campanhas voltadas à representatividade, que motivam as pessoas a se reconhecerem com determinada cor ou raça.

II - O número de autodeclarados brancos decresceu, pois a taxa de fecundidade diminuiu.

III- Pretos e pardos são maioria na população brasileira.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.