Home 2º ano Blog Sobre

Questões aula 05 – Estrutura geológica e formas do relevo brasileiro

Conteúdo: Formação do espaço natural brasileiro; Estrutura geológica: escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos antigos; principais formas do relevo brasileiro.

Objetivo: Identificar as principais formações geológicas Formação do espaço natural brasileiro; Estrutura geológica: Escudos cristalinos, bacias sedimentares e Dobramentos antigos; principais formas do relevo brasileiro.

Questão 01

(UNICAMP 2016) A figura abaixo apresenta a ocorrência de derrames basálticos na porção centro-sul do Brasil.

s5q1

Sobre essa ocorrência, é correto afirmar:

a) Trata-se de uma manifestação eruptiva do Mesozoico, associada com o resfriamento que formou o Oceano Atlântico, sendo uma das maiores manifestações vulcânicas da história geológica da Terra. As alterações dessas rochas formam solos muito férteis, chamados de Nitossolos.

b) Trata-se de uma manifestação eruptiva do Quaternário, relacionada a uma série de hotspots associados à bacia do Paraná. As alterações dessas rochas formam solos muito ácidos, que acabam por dificultar as atividades agrícolas.

c) corresponde a um evento vulcânico que foi ativo durante milhões de anos, associado à deriva continental da América do Sul, em direção leste. As alterações dessas rochas formam solos extremamente férteis, classificados atualmente como “Terras Roxas”.

d) foi uma atividade vulcânica entre as maiores da história da Terra, que ocorreu durante o Paleógeno (antigo Terciário Inferior), quando se iniciou a separação América do Sul-África. Os solos desenvolvidos sobre essas rochas são extremamente férteis.

Comentário:

A alternativa correta é a letra A. O evento basáltico do Mesozoico se associou à separação entre América do Sul e África (rift) e tornou-se um dos maiores eventos desse tipo na história geológica do mundo. Rocha rica em bases, em nossas condições climáticas, normalmente gera um solo muito fértil, associado (inicialmente) à expansão da cultura do café no Brasil. Esse solo era denominado Terra Roxa, e hoje é o Nitossolo.

Na alternativa B há erro na indicação da era geológica e do tipo de solo formado.

Na alternativa C há erro quanto ao tipo de solo apontado, que já não existe mais na classificação, mas principalmente no fato de o continente derivar para oeste, e não para leste, como indica a alternativa.

No item D há erro na idade geológica apontada.

Questão 02

(UEL 2010) A estrutura geológica do Brasil é composta por:

I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional.

II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.

III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional.

IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos distribuídos por quase todo o território nacional.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Questão 03

(BRASIL ESCOLA 2022) Os crátons, subdivididos em escudos cristalinos e ________________, são caracterizados por serem formações geologicamente __________________. Eles apresentam uma estrutura rígida e resistente composta quase sempre por rochas ígneas e ___________________, posicionando-se em áreas de elevada ________________geológica.

Assinale a alternativa que corretamente preenche as lacunas do texto:

a) maciços antigos, recentes, metamórficas, instabilidade.

b) dobramentos modernos, recentes, vulcânicas, estabilidade.

c) bacias sedimentares, antigas, sedimentares, instabilidade.

d) plataformas continentais, antigas, metamórficas, estabilidade.

e) bacias sedimentares, recentes, ígneas, instabilidade.

Comentário:

Os crátons são as mais antigas entre as províncias geológicas da Terra. São subdivididos em escudos cristalinos (também chamados de maciços antigos) e plataformas continentais, além de serem compostos por rochas cristalinas, ou seja, ígneas, e metamórficas. Sua localização costuma ocorrer em áreas afastadas das bordas das placas tectônicas, onde há uma maior estabilidade geológica.

Questão 04

(MUNDO EDUCAÇÃO 2022)

"As altitudes do relevo brasileiro são, em geral, modestas. O ponto mais alto do país não ultrapassa os 3 mil metros: o pico da Neblina (2993m), perto da fronteira do Amazonas com a Venezuela. Cerca de 41% do território nacional tem, no máximo, 200m de altitude; 78% tem até 500m; e 92,7% até 900m de altitude”.

(Adaptado de: VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espaço. Geografia do Brasil. 32º edição. São Paulo: Editora Ática, 2006. p.252).

As características descritas acima indicam que o relevo brasileiro é:

a) bastante acidentado, com elevada incidência de dobramentos modernos.

b) diretamente influenciado pelas ações recentes de tectonismos.

c) geologicamente antigo, portanto mais desgastado.

d) pouco transformado pelos agentes erosivos e intempéricos.

e) totalmente aplainado, com poucas áreas de depressão.

Comentário:

As baixas altitudes médias do relevo brasileiro são explicadas pelo caráter antigo do território nacional, que, por isso, foi bastante moldado pelos agentes externos de transformação da superfície terrestre.

Questão 05

(ENEM 2020)

“Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: O Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).”

Disponível em http//ambientes.ambientebrasil.com br. Acesso em: 28 jun 2015.

As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem

a) fontes de águas termais.

b) afloramentos de sal-gema.

c) jazidas de minerais metálicos.

d) depósitos de calcário agrícola.

e) reservas de combustível fóssil.

Questão 06

(UFRS) O território brasileiro possui grande diversidade de formas de relevo, como serras, escarpas, planaltos, planícies, depressões e outras.

Na coluna 1, são citadas cinco formas de relevo brasileiro; na coluna 2, são apresentadas características de três delas. Associe-as adequadamente.

Coluna 1 Coluna 2
1 - Cuesta (     ) é uma área predominantemente plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão.
2 - Planalto (     ) é uma forma de relevo que possui um lado com escarpa abrupta e outro com declive suave.
3 - Depressão (     ) é um relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu entorno e com predominância de processos erosivos.
4 - Planície
5 - Serra

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 3 - 5 - 4.

b) 4 - 1 - 3.

c) 1 - 5 - 2.

d) 3 - 2 - 1.

e) 4 - 3 - 2.

Questão 07

(BRASIL ESCOLA 2022) Os diferentes tipos de províncias geológicas revelam as diferentes feições do relevo enquanto expressões das diferentes temporalidades que marcam o passado geológico do planeta Terra. Por seus processos formativos, as estruturas geológicas com condições mais favoráveis à formação de combustíveis fósseis são:

a) as bacias sedimentares.

b) os maciços antigos.

c) as plataformas cristalinas.

d) os dobramentos antigos.

e) os dobramentos modernos.

Comentário:

Durante o processo de diagênese, constitutivo de rochas e bacias sedimentares, a matéria orgânica que se acumula pode sofrer com as condições atípicas de pressão exercida pelas inúmeras camadas de sedimentos, atuando no processo de formação dos combustíveis de origem fóssil. Por isso, é comum encontrar petróleo e fósseis em áreas de bacias sedimentares.

Questão 08

(ENEM) Um professor, ao realizar uma viagem pelo Planalto Central do Brasil, fotografou a imagem a seguir e, ao chegar à sua cidade, apresentou a foto aos alunos durante uma aula de Geografia. Ele propôs um desafio: pediu a cinco alunos que denominassem a forma de relevo e a caracterizassem. Aline, Thiago, Higor, Pércia e Leo foram os alunos escolhidos; aquele que venceu o desafio foi:

s5q8

a) Aline – A imagem corresponde a formas denominadas planaltos – área onde a deposição de materiais e sedimentos é maior que a erosão.

b) Thiago – A imagem corresponde a formas denominadas chapadas – forma planáltica de superfície aplainada (tabular) e encostas de declive acentuado ou quase verticais.

c) Higor – A imagem corresponde a formas denominadas cuestas – relevo dissimétrico formado por diferentes camadas de rochas (basalto sobre arenito) com uma porção frontal (front) côncava e inclinada e uma porção posterior (reverso) de declive suave. À sua frente, podem aparecer morros, testemunhos que indicam a posição da cuesta em tempos passados.

d) Perícia – A imagem corresponde a formas denominadas pediplanos – superfícies muito aplainadas e muito erodidas típicas de regiões com clima de reduzida umidade

e) Leo – A imagem corresponde a formas denominadas Inselbergs – são formas residuais que se destacam em meio aos pediplanos do Sertão nordestino brasileiro e que resistiram à erosão devido à composição de suas rochas.

Questão 09

(UFU 2001) - Sobre a geologia e o relevo brasileiro, podemos afirmar que, EXCETO

a) Nas grandes bacias sedimentares predominam formas de planícies e planaltos sedimentares como chapadas e cuestas..

b) O Brasil possui um embasamento constituído de formações antigas cristalinas, ricas em minerais metálicos.

c) O relevo foi intensamente desgastado pela erosão, daí a ocorrência de vários planaltos de modestas altitudes..

d) O relevo brasileiro apresenta altitudes modestas no interior, e no litoral é bastante íngreme e elevado devido à presença de dobramentos terciários.

Questão 10

(FGV-SP 2017) Considere os mapas a seguir.

s5q10

Os mapas apresentam as grandes estruturas geológicas brasileiras.

Sobre eles, é correto afirmar que temos,

a) em A, escudos cristalinos compostos por rochas magmáticas e metamórficas.

b) em B, maciços antigos compostos por rochas ígneas intrusivas e extrusivas.

c) em A, bacias sedimentares compostas por rochas aluvionais.

d) em B, crátons compostos por rochas cristalinas e magmáticas.

e) em A, depósitos sedimentares compostos por materiais orgânicos.