Home 2º ano Blog Sobre

Questões aula 08 – Recursos minerais do Brasil

Conteúdo: Mineral, Jazida, minerais metálicos, balança comercial, commodities, ferro, quadrilátero ferrífero, Serra dos Carajás, manganês, estranho, alumínio, ouro, nióbio, cobre sal.

Objetivo: Entender como a complexa estrutura geológica do território brasileiro proporciona grande quantidade e diversidade de minérios. Identificar e localizar as principais jazidas, bem como as infraestruturas construídas para a sua exploração e para o transporte.

Questão 01

(UNICAMP 2019)

10 PORTOS BRASILEIROS QUE MAIS EXPORTARAM PARA O MUNDO EM 2017

s8q1

(Adaptado de ANTAQ, 2018. Disponível em http://antaq.gov.br. Acessado em 20/08/2018.)

Considerando o mapa anterior e seus conhecimentos sobre o mercado externo brasileiro, componente fundamental da economia nacional, assinale a alternativa que associa corretamente um porto brasileiro, a principal mercadoria exportada e seu destino.

a) Angra dos Reis: soja in natura, destinada primordialmente ao mercado do leste europeu.

b) Vitória: automóveis, destinados primordialmente ao mercado do Oriente Médio.

c) Itaqui: minério de ferro, destinado primordialmente ao mercado asiático.

d) Vila do Conde: motocicletas, destinadas primordialmente ao mercado africano.

Comentário:

A alternativa C está correta: o porto de Itaqui, localizado no litoral do Estado do Maranhão, é o principal porto exportador do minério de ferro com destino, especialmente, ao mercado consumidor internacional, com destaque para a China. Trata-se de um porto de grande estrutura para escoamento de minérios, sobretudo o ferro explorado no projeto Grande Carajás (PA), sendo tal minério transportado pela ferrovia Carajás até o porto. Atualmente uma parte importante do minério de ferro exportado pelo Brasil tem como destino a China, o principal consumidor desse minério brasileiro.

A alternativa A está incorreta porque o porto de Angra dos Reis não exporta soja brasileira; essa commodity agrícola é exportada especialmente pelos portos de Itaqui (MA), Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A alternativa B está errada porque, embora o porto de Vitória (ES) exporte também produtos industrializados, o escoamento de automóveis produzidos no Brasil com destino ao mercado externo ocorre predominantemente pelo porto de Santos (SP).

A alternativa D está incorreta porque o porto de Vila do Conde (PA) não é exportador de motocicletas para a África; é um porto especializado na exportação de produtos primários e semi-processados, com destaque para o alumínio e seus derivados.

Questão 02

(UEG 2010) A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela idade geológica. Essas estruturas são os maciços cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

a) os maciços antigos ou escudos cristalinos datam da era pré-cambriana, são constituídos por rochas sedimentares e são ricos em jazidas de minerais não metálicos.

b) as bacias sedimentares são formações muito recentes, datando da era quaternária, ricas em minerais energéticos e com intenso processo erosivo; constituem 64% do território brasileiro

c) os dobramentos modernos, resultantes de movimentos epirogenético, são constituídos por rochas magmáticas, datam do período terciário e são ricos em carvão e petróleo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia.

d) as principais reservas petrolíferas e carboníferas do mundo encontram-se nas bacias sedimentares, enquanto minerais como ferro, níquel, manganês, ouro, bauxita etc. são encontrados nos maciços cristalinos; os dobramentos modernos constituem áreas de intenso vulcanismo.

Questão 03

(UNIFESP 2009) Observe o mapa. O mapa indica corredores de exportação do Brasil. Assinale a alternativa que contém os dois corredores mais importantes no escoamento da produção mineral brasileira.

s8q3

a) III e II.

b) V e I.

c) II e IV.

d) IV e V.

e) I e III.

Questão 04

(MACKENZIE) A extração de minerais metálicos no Brasil, como ferro, bauxita, cassiterita, ouro, dentre outros, concentra-se principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Essa atividade está associada basicamente às:

a) áreas de escudos cristalinos, afetados por movimentos orogenéticos recentes, do período terciário da Era Cenozoica.

b) áreas de dobramentos modernos do cenozoico, que ainda não sofreram intensa ação erosiva.

c) áreas de bacias sedimentares, que apresentam sedimentação no período quaternário da Era Cenozoica.

d) áreas de escudos cristalinos, correspondentes aos cinturões orogênicos e às intrusões ígneas do período Pré Cambriano.

e) áreas de bacias sedimentares, que sofreram extensivos derrames vulcânicos no período Jurássico da Era Mesozoica..

Questão 05

(UNESP 2005) O Brasil é o sexto produtor mundial de alumina, mas possui a maior área de exploração do mundo do minério do qual ela é extraída. Observe o mapa. (Imagem abaixo).

s8q5

Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome do minério, o Estado brasileiro onde essa jazida está localizada e a bacia hidrográfica envolvida.

a) Alumínio; Amazonas; rio Amazonas.

b) Ferro; Pará; rio Negro.

c) Cassiterita; Amazonas; rio Juruá.

d) Cobre; Amazonas; rio Madeira.

e) Bauxita; Pará; rio Trombetas.

Comentário:

A alumina é extraída do minério da bauxita, cuja maior produção é encontrada no Vale do Rio Trombetas, em Oriximiná, no Estado do Pará.

Questão 06

(UFSM 2004) Observe e compare os mapas:

s8q6

Considerando os mapas de geologia e de recursos minerais do Brasil, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir.

(     ) Os minerais metálicos são explorados nas áreas de predomínio de rochas sedimentares muito antigas.

(     ) Nas áreas de escudos e faixas de dobramentos antigos, concentra-se a exploração de minerais tanto metálicos quanto não-metálicos.

(     ) Os minerais energéticos são explorados, essencialmente, onde predominam estruturas geológicas sedimentares.

(     ) A maior parte dos minerais está sendo igualmente explorada nas áreas de rochas sedimentares e nas de estruturas cristalinas.

A sequência correta é:

a) V-V-F-V.

b) V-F-V-F.

c) F-V-V-F.

d) F-F-V-V.

e) F-V-F-V.

Questão 07

(MACKENZIE) A principal dificuldade para a exploração integral das riquezas minerais do Maciço de Urucum, no Mato Grosso do Sul, está ligada:

s8q7

Fonte: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), 2007. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

a) ao clima extremamente úmido.

b) à deficiente rede de transportes.

c) às fazendas que ocupam a região.

d) à elevada densidade demográfica.

e) ao baixo preço do cobre.

Questão 08

(FUVEST) A área destacada pelo traço forte no mapa a seguir refere-se:

s8q8

a) ao projeto Jari para a produção de celulose em várias fábricas para, através do Porto de São Luís, alcançar os mercados externos.

b) ao projeto hidrelétrico de Tucuruí-Balbina como apoio para a criação de um polo industrial em Marabá.

c) ao programa grande Carajás (exploração de minérios, agropecuária e madeiras) com corredor de exportação para o porto de São Luís.

d) ao programa agropecuário do Bico do Papagaio, que visa à colonização regional em pequenas propriedades.

e) ao programa Araguaia-Tocantins para as áreas indígenas na Amazônia.

Questão 09

(2022) Leia a o texto abaixo e associe a definição correta:

Grande riqueza brasileira do século XVIII, esse metal é conhecido pela sua maleabilidade, é utilizado pelas indústrias eletrônica, espacial, de instrumentos médicos e pela ourivesaria. Por volta de 1950, o país assistiu a formação de grandes garimpos na Serra Pelada (PA) e os vales do rio Madeira e Tapajós. Deixaram graves danos ao ambiente por conta da contaminação dos rios por mercúrio. É na região de Paracatu (MG), que está a maior produção brasileira desse metal (65 toneladas em 2012). A maior reserva do mundo está na África do sul (14%) e possui seis mil toneladas. O Brasil possui 4,5%.

a) Alumínio.

b) Ouro.

c) Cobre.

d) Ferro.

e) Manganês.

Questão 10

(2022) Leia a o texto abaixo e a associe a definição correta:

É um dos metais mais importantes para a atividade industrial em função da sua durabilidade, dureza e abundância e também por ser um produto barato. É utilizado na fabricação do aço e extraído da hematita, entre outros minérios. O Brasil possui a quinta maior reserva do mundo, atrás da China (1º), Ucrânia (2º), Rússia (3º) e Austrália (4º).

a) Estanho.

b) Cobre.

c) Ferro.

d) Minério.

e) Ouro.