Home 2º ano Blog Sobre

Questões aula 16 – Vegetação I – Domínios morfoclimáticos.

Conteúdo: Floresta amazônica; Mata Atlântica; Mata de Araucárias.

Objetivo: Destacar as principais características das vegetações do Brasil: Floresta amazônica, Mata atlântica, Manguezal, Mata de Araucárias e os impactos da interferência humana nesses domínios.

Questão 01

(UNB 2019) Considerando a charge abaixo, assinale a opção correta.

s16q1

O crescimento do desmatamento em diversos biomas no território brasileiro é causado pela

a) intensificação do processo de urbanização e expansão das áreas urbanas no país.

b) exploração mineral e retirada de vegetação para a extração de minérios.

c) intensificação da exploração madeireira para a exportação.

d) expansão do agronegócio e das áreas de produção agropecuária.

Questão 02

(2019) Marque a alternativa que não corresponde a uma característica da mata de araucária.

s16q2

a) Apresenta vegetação típica de regiões de clima subtropical.

b) Possui árvores aciculifoliadas, com folhas em forma de agulha, finas e alongadas.

c) A Mata de Araucária pode ser encontrada no estado de São Paulo e na Região Sul do território brasileiro

d) A Mata de Araucária é um bioma com pouca devastação, permanecendo com sua área intacta.

e) O relevo onde se localiza a Mata de Araucária apresenta altitudes que variam entre 800 e 1.300 metros.

Questão 03

(IFSULDEMINAS 2018) Observe as figuras e responda:

s16q3

As informações anteriores se referem a:

a) Mata Atlântica.

b) Campos.

c) Mata de Araucárias.

d) Cerrado.

e) Mata de Cocais.

Questão 04

(UNICAMP 2017) A zona costeira brasileira abriga diversos ecossistemas de elevada relevância ambiental. Destacam-se, entre muitos outros, os manguezais. A respeito desse ecossistema costeiro, é correto afirmar que são

a) áreas de extensões aquáticas dispostas em paralelo ao litoral e isoladas por cordões litorâneos; mantêm comunicação por canais com as águas fluviais e marinhas, possibilitando a deposição e circulação de sedimentos originados dos dois ambientes e dos ventos.

b) unidades geomorfológicas arenosas formadas pela ação permanente dos ventos, apresentando pouca ou nenhuma cobertura vegetal e variação de acúmulo de sedimentos; podem contribuir para a recarga dos lençóis freáticos.

c) áreas de planície arenosa de origem marinha de grande fragilidade ambiental; apresentam variação de cobertura vegetal em diferentes estágios sucessionais e variação de topografia do terreno; contêm zonas inundáveis e não inundáveis.

d) ambientes de transição, ecótono, entre áreas marinhas e terrestres, ricos em sedimentos constituídos de matéria orgânica e nutrientes; predomina vegetação arbustiva, que sobrevive em ambientes de permanente inundação.

Comentário:

A alternativa d está correta porque aponta características de um ambiente costeiro de manguezais, na medida em que indica que se trata de um ambiente de transição, ecótono, entre o mar e o continente, rico em matéria orgânica.

A alternativa a está errada porque a descrição apresentada corresponde a um ambiente costeiro associado às lagunas; alternativa b está incorreta porque a descrição apresentada para o ambiente litorâneo corresponde ao ecossistema de dunas; alternativa c está incorreta porque a descrição do ambiente corresponde ao ecossistema de restinga.

Questão 05

(ENEM 2016) A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação. As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:

a) Cerrado.

b) Pampas.

c) Pantanal.

d) Manguezal.

e) Mata de Cocais.

Comentário:

Bioma caracterizado pelo solo lamacento, com baixa oxigenação, no qual as raízes apresentam pneumatóforos para captação do gás. Por estar localizado na região costeira, a salinidade da água exige da vegetação glândulas nas folhas para eliminação do excesso de sais.

A descrição feita no enunciado corresponde às características da vegetação típica de manguezal (ou mangue).

O manguezal ocorre em regiões tropicais e subtropicais (estendendo-se, no Brasil, desde o Amapá até Santa Catarina), sendo caracterizado pela sua localização na zona entre marés, onde o solo lamacento apresenta altas concentrações de sais e baixa concentração de oxigênio (devido ao solo estar frequentemente inundado).

Assim, as plantas adaptadas à vida nesse local são caracterizadas por serem tolerantes à elevada salinidade (halófitas), ao solo anóxico e ao substrato instável. Algumas das adaptações de plantas de mangue são: raízes horizontais (conhecidas como raízes-escora) que aumentam a capacidade de fixação do vegetal ao substrato; raízes aéreas, chamadas de pneumatóforos ou raízes respiratórias, capazes de absorver oxigênio do ar acima do solo; folhas dotadas de um par de glândulas específicas para a excreção de sal; restrição dos períodos em que os estômatos ficam abertos, para evitar perdas excessivas de água; e variação da orientação das folhas ao longo do dia, de modo a diminuir a superfície foliar exposta à radiação solar e, assim, evitar a perda de água por evapotranspiração.

s16q5a

As formações do Cerrado, Pampas, Pantanal e Mata de Cocais possuem características diferentes das descritas pela questão.

Questão 06

(UNESP 2014) Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado.

O texto refere-se ao bioma.

a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Pampa.

d) Caatinga.

e) Amazônico.

Questão 07

(UFRR 2013) Com 4,2 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia é o maior bioma brasileiro. A paisagem é dominada pela floresta amazônica e pelos mais de mil rios que constituem a maior bacia hidrográfica do mundo. O bioma oferece ainda outros ecossistemas: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e manchas de cerrado. Contudo, apesar da baixa densidade demográfica da região, a exploração irracional de seus recursos naturais já afetou mais de 20% do bioma.

s16q7

A principal causa do avanço da fronteira agrícola sobre o bioma Amazônia é o plantio:

a) do café;

b) do milho;

c) da soja;

d) do trigo;

e) do feijão.

Questão 08

(UEL 2011) Leia o texto a seguir:

“O nome hileia proposto por Humboldt para o sistema muito característico encontrado em toda a extensão da Planície Amazônica, desde os contrafortes dos Andes até o oceano Atlântico, tem simplesmente o significado de bosque, ou coleção de matéria vegetal. Na verdade, uma densa floresta tropical úmida, constituída de diferentes estratos arbóreos, isto é, árvores de diversas alturas, formando como que distintas camadas de copas superpostas, cada qual adaptada a diferentes condições ambientais, sobretudo quanto à luminosidade. Sendo essas copas muito densas e entrelaçadas entre si, a penetração dos raios solares através delas é muito precária e limitada, dificultando o desenvolvimento de plantas rasteiras ou mesmo arbustos que não poderiam dispensar a presença da luz para a realização da fotossíntese”.

BRANCO, S. M. A realidade da Amazônia. In: O desafio amazônico. São Paulo: Moderna, 1989. p. 39.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o domínio morfoclimático amazônico, mais da metade do volume de água atmosférica que forma as chuvas ocorre devido:

a) aos ventos alísios da região nordeste.

b) aos ventos alísios da região sudeste.

c) à transpiração das plantas e à evaporação direta.

d) às massas tropicais pacíficas.

e) à corrente de Humboldt.

Questão 09

(PUC-RJ 2011) Em relação às florestas tropicais úmidas é CORRETO Afirmar que:

s16q9

a) se localizam nas mais altas latitudes do planeta.

b) são constituídas de baixa a média biodiversidade.

c) são os ecossistemas mais bem preservados da Terra.

d) têm uma composição de flora predominantemente latifoliada.

e) reduzem a umidade do ar através da evapotranspiração

Questão 10

(ENEM 2001) A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras.

s16q10

Considerando as características histórico-geográficas do Brasil e a partir da análise das figuras é correto afirmar que:

a) as transformações climáticas, especialmente na Região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida.

b) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a registrada.

c) as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o período colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica.

d) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das Regiões afetadas.

e) o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente da região Nordeste.

Comentário:

A Mata Tropical Atlântica teve que enfrentar, desde o início da colonização brasileira, um intenso processo de devastação. Inicialmente, foi a exploração do pau-brasil.

Logo a seguir, a cultura da cana, associada à utilização da madeira para construção, lenha e encaixotamento de açúcar, destruiu grande parte da floresta no litoral oriental do Nordeste.

Na região Sudeste, a intensificação da destruição se dá a partir do século XIX, quando da expansão da cafeicultura. No século XX, esse processo associou-se ao crescimento urbano e populacional. Hoje em dia, as poucas reservas existentes são ameaçadas pela extração irregular de madeira, palmito e incêndios, alguns deles propositais.