Home 2º ano Blog Sobre

Questões aula 20 – Geografia agrária III – o uso da terra e as questões socioambientais

Conteúdo: Produção agrícola; transgênicos; soberania alimentar; desmatamento; agroecologia.

Objetivo: Compreender a importância de práticas agrícolas que respeitem a biodiversidade. Analisar as políticas agrícolas e as modernizações no território brasileiro.

Questão 01

(ENEM 2019) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerias. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinoides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz, como consequência, grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive ao homem.

IBAMA. Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano. Disponível em: http://www.mma.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2014.

Qual solução para o problema apresentado garante a produtividade da agricultura moderna?

a) Preservação da área de mata ciliar.

b) Adoção da prática de adubação química.

c) Utilização da técnica de controle biológico.

d) Ampliação do modelo de monocultura tropical.

e) Intensificação da drenagem do solo de várzea.

Comentário:

a) incorreta. Preservar a vegetação em margens de cursos d'água não colabora para solucionar os problemas de uso de inseticidas e agrotóxicos, tampouco para aumento da produtividade da agricultura moderna, uma vez que está infelizmente também tem colaborado para degradação de ambientes ciliares pela expansão das áreas de produção em margens de rios.

b) incorreta. A adubação química promove aumento da fertilidade do solo e, consequentemente, colabora para o aumento da produtividade. Porém, tal método não resolve o problema da utilização de agrotóxicos para eliminar espécies de animais que afetam áreas de cultivo) correta.

c) correta O controle biológico consiste na utilização de organismos vivos, normalmente predadores de determinada espécie animal, para diminuir a população de outros animais e/ou pragas em determinado local. Tal método possibilitaria o controle da quantidade de pragas sem a utilização de agrotóxicos ou inseticidas, garantindo a produtividade agrícola e evitando uma "grave ameaça aos seres vivos".

d) incorreta. A expansão de monoculturas tropicais (como sojicultora, milho cultura, entre outras) está fortemente vinculada ao uso de agrotóxicos e inseticidas e não se apresenta como solução a esse problema.

e) incorreta. Tal aspecto não reduz o uso de inseticidas para eliminar espécies de animais nocivas a áreas de cultivo, embora possa colaborar para aumento da produtividade da agricultura por meio do manejo do solo a fim de torná-lo favorável ao plantio em áreas de várzeas (sazonalmente alagadas pela cheia de rios).

Questão 02

(FUVEST 2023)

s20q2

A partir do gráfico e de seus conhecimentos sobre a dinâmica do espaço agrário brasileiro, é correto afirmar que o uso de fertilizantes no Brasil ocorre, majoritariamente,

Ajuda:

O objetivo da questão é reconhecer a relação entre o nível de capitalização da atividade agrícola, expresso através do grau de intensividade do uso de fertilizantes, e orientação exportadora do cultivar.
A partir da leitura do gráfico identifica-se que a soja, o milho, cana-de-açúcar, café e o algodão são as quatro culturas que mais utilizam os agrotóxicos como insumo produtivo no Brasil. Não por acaso, esses quatro produtos agrícolas estão entre os mais relevantes da pauta nacional de exportações. Esse fato guarda relação com a correlação positiva que existe, na agricultura brasileira, entre nível técnico da produção agropecuária e orientação da produção para o mercado externo. É importante considerar essa associação entre uso de fertilizantes e o objetivo da produção mostrada no gráfico e em qual região predomina esse tipo de prática. Tente resolver sem ver a resposta

Resposta:

Resposta: Letra D.
Em lavouras mecanizadas, destinadas ao mercado internacional, com predomínio do emprego de mão de obra especializada, principalmente no Centro-Sul do país.

a) em lavouras intensivas, em pequenas propriedades, com baixa produtividade e pouco emprego de tecnologia, direcionadas ao mercado internacional de commodities, principalmente no Centro-Sul do país.

b) em lavouras extensivas, com elevado emprego de mão de obra, altíssima mecanização, com predomínio de adoção de práticas conservacionistas e baixo impacto ambiental, principalmente na região Norte do país.

c) em lavouras destinadas ao abastecimento do mercado interno, intensamente mecanizadas, com predomínio de grandes propriedades e com baixo impacto ambiental, principalmente na região Nordeste do país.

d) em lavouras mecanizadas, destinadas ao mercado internacional, com predomínio do emprego de mão de obra especializada, principalmente no Centro-Sul do país.

e) em lavouras extensivas, destinadas ao mercado externo, com alta mecanização e emprego de mão de obra especializada, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.

Comentário:

a) Esta opção está incorreta, pois descreve um cenário em que o uso de fertilizantes ocorre em pequenas propriedades com baixa produtividade, o que não condiz com a realidade do uso de fertilizantes, que tende a ser mais intenso em propriedades maiores e mais tecnificadas.

b) Esta opção está incorreta, pois descreve um cenário em que o uso de fertilizantes ocorre em lavouras com baixo impacto ambiental, o que não é condizente com a realidade, já que o uso de fertilizantes pode ter impactos ambientais significativos, independentemente da região.

c) Esta opção está incorreta, pois descreve um cenário em que o uso de fertilizantes ocorre com baixo impacto ambiental, o que não é necessariamente verdadeiro, dado que o uso excessivo de fertilizantes pode resultar em poluição ambiental.

d) Esta opção está correta, pois descreve um cenário em que o uso de fertilizantes está associado a lavouras mecanizadas e voltadas para o mercado internacional, o que condiz com a realidade do agronegócio brasileiro.

e) Esta opção está incorreta, pois atribui o uso de fertilizantes principalmente às regiões Norte e Nordeste do país, quando na verdade o Centro-Sul é a principal região agrícola do Brasil e onde há maior uso de fertilizantes.

Questão 03

(ENEM 2018)

s20q3

Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de:

a) conservação do bioma nativo.

b) estagnação do setor primário.

c) utilização de madeira de reflorestamento.

d) redução da produção de móveis.

e) retração da indústria alimentícia.

Comentário:

Observa-se no gráfico o aumento da silvicultura em face do extrativismo vegetal. Tal tendência foi influenciado pel incentivos governamentais ao uso da madeira de reflorestamento.

a) incorreta. O período analisado não condiz com a manutenção de biomas nativos no país. Ao contrário, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, houve em boa parte do período redução de vegetação original nos biomas Mata Atlântica, Pradarias, Amazônia e Cerrado.

b) incorreta. O setor primário, que inclui as atividades de extrativismo vegetal e mineral, agricultura e pecuária, tem expandido sua importância na economia brasileira e esteve em crescimento no período em questão. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (2012), no período de 1996 a 2011 houve uma aumento de 22% para 48% na participação dos produtos primários nas exportações brasileiras.

c) correta. Os dados apresentados mostram equilíbrio entre as atividades de silvicultura e extrativismo vegetal de 1996 a 2002, quando começa a ocorrer aumento da primeira ao mesmo tempo em que há diminuição das atividades de extrativismo. Dois fatores contribuíram para tal fenômeno: incentivos públicos e privados para o agronegócio silvicultor no país, devido à intensa demanda por madeira em vários setores de produção industrial, e intensificação de políticas governamentais e ações grupos ambientalistas e organizações não- governamentais visando a proteção de áreas de floresta, sobretudo na Amazônia. Segundo dados do governo federal, no ano de 2009 o desmatamento tinha sido o menor nos últimos 21 anos, o que indicou maior proteção contra atividades extrativistas predatórias e favoreceu o crescimento da silvicultura no país.

d) incorreta. O aumento da participação da silvicultura possui relação com maior demanda da indústria de móveis, papel e celulose no período, além de incentivos governamentais para empresas e silvicultores expandirem suas atividades, sobretudo em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

e) incorreta. A indústria alimentícia esteve em expansão no período e não possui relação com os dados apresentados.

Questão 04

(ENEM 2017) Para se adequar às normas ambientais atuais, as construtoras precisam prever em suas obras a questão do uso de materiais de modo a minimizar os impactos causados no local. Entre esses materiais está o chamado concregrama ou pisograma, que é um tipo de revestimento composto por peças de concreto com áreas vazadas, preenchidas com solo gramado. As figuras apresentam essas duas formas de piso feitos de concreto.

s20q4

A utilização desse tipo de piso em uma obra tem o objetivo de evitar, no solo, a:

a) impermeabilização.

b) diminuição da temperatura.

c) acumulação de matéria orgânica

d) alteração do pH.

e) salinização.

Comentário:

Lembra de uma calçada na chuva? A água fica acumulada e não entra na terra. E o que acontece depois: enchentes.

s20q4a

A ideia é permitir que a água escorra (não forme poças), liberando as ruas e permitindo a descida aos aquíferos (lençóis freáticos).

Então a ideia é evitar a impermeabilização, promovendo a permeabilização (passagem da água).

Alguém poderia pensar nas letras B e C. Sim, ocorre a diminuição da temperatura e a acumulação de matéria orgânica, porém nenhum destes é o objetivo do piso concregrama.

s20q4b

Questão 05

(FUVEST 2017) O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.

Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016. Adaptado

Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970.

Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.

a) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária.

b) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta.

c) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia.

d) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência.

e) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.

Comentário:

a) incorreta. A expansão da fronteira agropecuária em direção ao sul da Amazônia atende aos interesses de grandes produtores que intensificam a aquisição de novas propriedades, reproduzindo a lógica da concentração fundiária e inviabilizando melhor distribuição de terras entre pequenos produtores e comunidades tradicionais na região.

c) incorreta. Embora, desde a década de 1970, grandes obras de infraestrutura e desenvolvimento econômico tenham sido intensificadas na Amazônia, não há uma atração de populações tão numerosas a ponto de formarem regiões metropolitanas (Mrs.) extensas que comprometeriam o bioma como um todo. É válido ressaltar que as principais regiões metropolitanas do Norte são as de Manaus, Belém e Macapá, que possuem pouca projeção espacial e número de habitantes pequeno se comparadas às Mrs. das outras macrorregiões do país.

c) correta. O avanço da grilagem – fenômeno ligado à aquisição de terras de maneira ilegal por meio da confecção de documentos de posse de terrenos falsos e a extração da madeira mesmo em áreas que deveriam ser conservadas – e a criação de infraestruturas rodoviárias como a Transamazônica promoveram desde 1970 intensas modificações no bioma amazônico.

d) incorreta. O maior beneficiário da intensificação da fiscalização contra o desmatamento ilegal da floresta amazônica é o próprio Brasil, pois, além de tal medida representar avanços para o cumprimento do acordo em questão, ela representaria a preservação de um bioma importante para manutenção do equilíbrio ecológico e vida de populações tradicionais e alteração da dinâmica hidrológica (exemplificada na construção de usinas hidrelétricas de grande porte, como a Belo Monte). Também a regularização fundiária é comprometida, uma vez que grandes projetos costumam interferir na estrutura das propriedades sobre as quais incidem.

e) incorreta. A atual degradação deflagrada por projetos infraestruturas e pelo avanço da fronteira do agronegócio na região compromete de maneira permanente a dinâmica natural ali existente, pois é responsável pela remoção da vegetação nativa A prática do desmatamento antecede o avanço das atividades agropecuárias nas regiões Centro-Oeste e Norte. Não obstante de ser prática comum no processo de colonização e expansão da fronteira agrícola, torna o país suscetível a críticas e pressões de governos e de organismos internacionais, pois o nosso patrimônio natural deve – segundo a legislação internacional – conservado ou preservado visando a saúde ambiental de todo o planeta.

Questão 06

(UFRR 2016) A Mata Atlântica originalmente cobria uma área de 1 milhão 2 de km, estendendo-se ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Este é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do Brasil, reduzindo-se a cerca de 7% de sua área original. Analise as afirmações a seguir.

I. o desmatamento da Mata Atlântica teve início com a chegada dos colonizadores ao Brasil, quando os portugueses extraíam o pau-brasil, uma árvore de coloração avermelhada da qual retiravam um corante muito apreciado na Europa.

II. apesar da perda de uma vasta área, a Mata Atlântica não sofre com problemas de extinção, uma vez que as espécies endêmicas da região se encontram protegidas por Unidades de Conservação.

III. a expansão da agricultura, principalmente ligada à produção de cana-de-açúcar no Nordeste e café no Sudeste, foi um dos fatores que levaram à supressão de vastas áreas da Mata Atlântica.

Após a leitura, marque a opção com a(s) assertiva(s) corretas.

a) III;

b) I;

c) I e II;

d) I e III;

e) Todas as afirmativas são incorretas.

Questão 07

(ENEM 2016) Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.

Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).

Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois

a) substitui gradativamente as espécies cultiváveis por espécies arbóreas.

b) intensifica a fertilização do solo com o uso de técnicas apropriadas e biocidas.

c) promove maior diversidade de vida no solo com o aumento da matéria orgânica.

d) favorece a dispersão das sementes cultivadas pela fauna residente nas áreas florestais.

e) cria condições para o estabelecimento de espécies pioneiras com a diminuição da insolação sobre o solo.

Comentário:

Os sistemas agroflorestais fazem uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas. Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação e produção agrícola, por que promove maior diversidade de vida no solo, pela ação dos decompositores que atacam folhas, frutos e outros materiais que se desprendem das árvores. A ação dos decompositores enriquece o solo em alguns determinados nutrientes.

A principal atividade agrícola impactante citada na questão é a monocultura, que quando repetida ano após ano tende a esgotar o solo em alguns determinados nutrientes. Soma-se ainda, as queimadas, o uso de adubos químicos e agrotóxicos (biocidas), e também práticas que revolvem exageradamente o solo, provocando a redução dos microrganismos responsáveis pela ciclagem de nutrientes.

Nos sistemas agroflorestais, há uma integração de cultivos e plantas típicas da região, o que contribui com a manutenção da biodiversidade. Em uma agrofloresta, diversas culturas são colocadas juntas além de raízes de diferentes profundidades (que absorvem nutrientes de uma forma mais distribuída); adicionalmente, o plantio de monocotiledôneas e dicotiledôneas costuma explorar recursos em proporções distintas no solo.

Soma-se ainda o efeito da associação entre as raízes das leguminosas e bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Rhizobium, essas últimas geradoras da amônia que sofre a ação de bactérias nitrificantes que contribuem com o aumento do fornecimento de nitritos e nitratos para as plantas.

Nesse sistema, a matéria orgânica não aproveitada economicamente (como folhas e galhos) é deixada no solo para ser decomposta, a colheita não é mecanizada, a semeadura não é feita com máquinas e o solo não é arado, evitando revolvimento do solo e permitindo o desenvolvimento pleno dos microrganismo responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e disponibilização dos nutrientes minerais para as plantas.

As outras alternativas foram descartadas pois, essa estratégia citada no texto não tem como objetivo a substituição de espécies cultiváveis pelas arbóreas, mas sim, a integração das duas. Além disso, a diminuição da insolação causada por esse sistema não privilegia espécies pioneiras, dado que essas normalmente exigem alta intensidade luminosa para se desenvolverem.

Questão 08

(ENEM 2015)

s20q8

AMARILDO. Disponível em: www.amarildo.com.br. Acesso em: 3 mar. 2013.

Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao

a) elevado preço das mercadorias no comércio.

b) aumento da demanda por produtos naturais.

c) crescimento da produção de alimentos.

d) hábito de adquirir derivados industriais

e) uso de agrotóxicos nas plantações.

Comentário:

A charge ilustra de modo bem humorado a preocupação com a utilização de agrotóxicos no campo brasileiro. Nos últimos anos, tem sido progressivo o aumento no uso de fertilizantes, adubos químicos e pesticidas no Brasil, com o objetivo de aumentar a produtividade, a despeito dos prejuízos que tais substâncias possam causar à saúde humana.

Produtos agrícolas como pimentão, morango e alface estão entre os campeões no uso destes produtos. Não são raras as ocasiões em que países importadores especialmente os europeus, impõem barreiras que impedem a entrada de nossos produtos agrícolas em seus respectivos territórios, dada a carga excessiva de agrotóxicos utilizados em seu cultivo.

a) Incorreta. A charge apresenta um homem que está denunciando sua esposa por tentativa de assassinato ao servir-lhe hortaliças e frutas. Não há nenhuma referência ao preço dos alimentos na situação descrita ali.

b) Incorreta O aumento da demanda por produtos naturais se dá justamente pelo alto índice de agrotóxicos utilizados na produção agrícola brasileira, portanto não faz sentido dizer que a charge critica os alimentos naturais.

c) Incorreta. O aumento da produtividade e, consequente, crescimento da produção de alimentos é uma vantagem econômica e não um problema da modernização da produção agrícola.

d) Incorreta. Na charge não há nada que remeta a derivados industriais, ela faz referência a produtos que são consumidos in natura, como pimentão, alface, tomate, morango e uva.

e) Correta. A modernização da agricultura trouxe um grande aumento da produtividade agrícola, através do melhoramento genético de espécies e uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) no controle de pragas. No entanto, a utilização desses defensivos, se dá numa escala cada vez maior, o que coloca em risco a saúde humana. Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Segundo a Anvisa, 31% dos alimentos consumidos no Brasil possuem agrotóxico acima dos limites permitidos por lei (alguns alimentos estavam com até 80% acima do limite), além de utilização incorreta e até mesmo a utilização de substâncias proibidas no Brasil.

Questão 09

(ENEM 2023)

“No sul da Bahia, desde o século XVIII, tem-se registros de um tipo de sistema agroflorestal. Até hoje, esse sistema é característica marcante da paisagem da região, conhecido como cabruca, que consiste no cultivo do cacau à sombra do dossel da floresta nativa. Esse sistema de cultivo do cacau (graças à tolerância da espécie à sombra) é considerado amigável para a vida silvestre, pois apresenta superioridade em termos de conservação da biodiversidade quando comparado com outras plantações tropicais (monoculturas de dendê, seringa ou café), agricultura ou pastagens.”.

SOLLBERG, I.; SCHIAVETTI, A. MORAES M. E. B. Manejo agrícola no Refúgio de Vida Silvestre de Una: agroflorestas como uma perspectiva de conservação. Revista Árvore. n. 2, 2014 (adaptado)

A prática produtiva apresentada é um exemplo de

Ajuda:

Objetivo da questão é identificar um exemplo de prática produtiva amigável para a vida silvestre. Veja os exemplos presentes nas alternativas:

a) Fusão comercial de lavouras temporárias: Refere-se à união de diferentes lavouras temporárias com objetivos comerciais. Por exemplo, a rotação de culturas em uma mesma área agrícola para maximizar a produção e o lucro.

b) Utilização sustentável dos recursos naturais: Envolve o uso responsável dos recursos naturais para atender às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Um exemplo seria o manejo florestal sustentável, que promove o uso racional da madeira sem prejudicar a saúde dos ecossistemas florestais.

c) Ampliação tecnológica da pecuária intensiva: Refere-se à aplicação de avanços tecnológicos para aumentar a produção em sistemas intensivos de criação de animais. Por exemplo, o uso de sistemas automatizados de alimentação e monitoramento em fazendas de gado leiteiro para aumentar a eficiência e a produtividade.

d) Padronização alimentar dos povos tradicionais: Indica o processo pelo qual os hábitos alimentares de povos tradicionais são substituídos por alimentos padronizados, muitas vezes associados à globalização. Um exemplo seria a substituição de alimentos locais por produtos industrializados em comunidades rurais.

e) Modernização logística de plantios convencionais: Refere-se à implementação de tecnologias e práticas modernas para otimizar a logística e a gestão de plantações convencionais. Por exemplo, o uso de sistemas de monitoramento por GPS em máquinas agrícolas para melhorar a eficiência na aplicação de insumos e na colheita.

Agora você possui mais elementos para deduzir a resposta correta.

Tente fazer sem ver a resposta.
Resposta:

Resposta: Letra B
Utilização sustentável dos recursos naturais.

a) fusão comercial de lavouras temporárias.

b) utilização sustentável dos recursos naturais.

c) ampliação tecnológica da pecuária intensiva.

d) padronização alimentar dos povos tradicionais.

e) modernização logística de plantios convencionais.

Comentário:

a) Fusão comercial de lavouras temporárias: Incorreto. O texto descreve o sistema agroflorestal conhecido como cabruca, que é um exemplo de cultivo do cacau à sombra do dossel da floresta nativa, não se tratando de fusão comercial de lavouras temporárias.

b) Utilização sustentável dos recursos naturais: Correto. O sistema agroflorestal da cabruca, ao cultivar cacau à sombra da floresta nativa, é considerado amigável para a vida silvestre e apresenta superioridade em termos de conservação da biodiversidade, sendo um exemplo de utilização sustentável dos recursos naturais.

c) Ampliação tecnológica da pecuária intensiva: Incorreto. O texto não menciona nada sobre a pecuária intensiva ou sua ampliação tecnológica.

d) Padronização alimentar dos povos tradicionais: Incorreto. O texto não trata da padronização alimentar dos povos tradicionais.

e) Modernização logística de plantios convencionais: Incorreto. O texto não menciona uma modernização logística de plantios convencionais.

Questão 10

(ENEM 2018) A agricultura ecológica e a produção orgânica de alimentos estão ganhando relevância em diferentes partes do mundo.

No campo brasileiro, também acontece o mesmo. Impulsionado especialmente pela expansão da demanda de alimentos saudáveis, o setor cresce a cada ano, embora permaneça relativamente marginalizado na agenda de prioridades da política agrícola praticada no país.

AQUINO, J. R.; GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S. In. SAMBUICHI, R. H. R. et al. (org.). A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília: Ipes, 2017 (adaptado).

Que tipo de intervenção do poder público no espaço rural é capaz de reduzir a marginalização produtiva apresentada no texto?

Alternativas

a) Subsidiar os cultivos de base familiar.

b) Favorecer as práticas de fertilização química.

c) Restringir o emprego de maquinário moderno.

d) Controlar a expansão de sistemas de irrigação.

e) Regulamentar o uso de sementes selecionadas.

Comentário:

O poder público, ao subsidiar a agricultura orgânica geralmente associada à atividade de base familiar –pode permitir a esta atividade – inicialmente menos competitiva – firmar-se no mercado, que prioriza práticas mais lucrativas e menos afeitas à conservação do meio ambiente.

a) Correta. A agricultura ecológica e a agricultura orgânica em geral são limitadas em produtividade se comparadas com a produção agro- industrial. Tal fator faz com que não sejam interessantes ao grande capital agrícola, por isso estão confinadas à órbita de agricultores familiares, que, apesar de pequenos, são importantíssimos para o abastecimento do mercado interno nacional. Hoje existe em meio a este grupo a tendência de produzir com o máximo de sustentabilidade possível, sem aplicação de agrotóxicos ou químicos agrícolas para viabilizar a produção. Sem o auxílio do subsidio governamental, tais produtores seriam engolidos pelos grandes conglomerados agroindustriais, além do que seus produtos não conseguiriam espaço na concorrência mercantil, pois partiriam de um custo mais elevado.

b) Incorreta. A fertilização química não condiz com os processos desenvolvidos pela agricultura ecológica e orgânica, que não utiliza substâncias artificiais/agrotóxicos para cultivo.

c) Incorreta. A agricultura ecológica pressupõe uma produção sustentável que se vale de técnicas tradicionais e manuais de cultivo, inseridas em um contexto de manutenção dos ecossistemas, o que se opõe ao uso de maquinários agrícolas que destroem a paisagem natural.

d) Incorreta. Embora seja um aspecto positivo para preservação das características naturais do solo, o controle da irrigação artificial não diminuiria a marginalização da produtividade da agricultura ecológica, pois ela não utiliza de forma sistemática a irrigação artificial em seus cultivos.

e) Incorreta. A regulamentação de sementes selecionadas vincula-se à ação de grandes produtores e agentes do agronegócio e, em geral, a agricultura orgânica se vale de sementes crioulas ou naturais, que não necessitam de produtos artificiais para germinação.