Home 2º ano Blog Sobre

Questões aula 27 – O processo de urbanização no Brasil

Conteúdo: Urbanização; População rural e agrícola; Megacidades; Rede urbana; Metrópoles; Conurbação.

Objetivo: Entender os conceitos de cidade e urbano em diferentes concepções. Relacionar os processos de urbanização a outros, como os de industrialização, êxodo rural e modernização do campo do Brasil.

Questão 01

(MUNDO EDUCAÇÃO 2022) As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se:

a) pelas preferências culturais dos migrantes.

b) pela maior presença de indústrias e empregos.

c) pela maior receptividade da população local.

d) pelo processo de marcha para o litoral do país.

e) pela alto preço do solo nas demais regiões.

Comentário:

O principal fator que contribuiu para o grande número de migrações para o Sudeste brasileiro foi a maior disponibilidade de empregos em razão do maior número de indústrias instaladas.

Questão 02

(UNESP 2019) Analise o mapa.

s27q2

Considerando a dinâmica urbana brasileira, as áreas vermelha e verde no mapa correspondem a:

a) cinturões entre as áreas industriais de duas cidades.

b) intersecções entre as áreas periurbanas de duas cidades.

c) conurbações entre as regiões metropolitanas de duas cidades.

d) integrações entre as áreas de conservação de duas cidades.

e) sobreposições entre as áreas de influência de duas cidades.

Questão 03

(FUVEST 2019)

“A metropolização de São Paulo foi induzida pela industrialização no século XX. Nas últimas décadas, o deslocamento de parte da indústria da metrópole e o crescimento do setor terciário avançado revelam a primazia do capital financeiro, que se articula com o setor imobiliário e produz, por exemplo, os edifícios corporativos, sede deste terciário”.

Carlos, A.F.A. São Paulo: do capital industrial ao capital financeiro. In: Carlos, A.F.A. e Oliveira. A.U. Geografias de São Paulo: a metrópole do século XXI. São Paulo. Adaptado.

s27q3

Com base no texto e no mapa, é correto afirmar que:

a) o crescimento do terciário avançado indica o aumento de estabelecimentos industriais, ambos dispersos em São Paulo.

b) a produção industrial em São Paulo está concentrada nas áreas centrais, o que induziu a proliferação de edifícios corporativos.

c) os edifícios corporativos concentram a produção de manufaturados e, em São Paulo, estão concentrados nas áreas de maior densidade populacional.

d) o setor terciário avançado ocupa os edifícios corporativos e está concentrado em poucos distritos da metrópole de São Paulo no momento atual.

e) a desconcentração industrial em São Paulo foi acompanhada da dispersão do setor terciário avançado.

Comentário:

Ao falarmos sobre metropolização de São Paulo, o período retratado, de 1992 a 2015, aponta que o crescimento do setor terciário avançado teve como Primazia a concentração do capital financeiro em poucos distritos da capital, como a Avenida Paulista, a Luiz Carlos Berrini, a Avenida Faria Lima e a Marginal Pinheiros.

a) incorreta. Porque o avanço dos estabelecimentos industriais marcaria o crescimento do setor secundário, e não do setor terciário avançado.

b) incorreta. Porque a localização geográfica dos edifícios corporativos se dá em locais onde a infraestrutura de transportes e outros equipamentos urbanos é mais concentrada. A área destacada no mapa também é onde se localiza o centro financeiro e a Bolsa de Valores, além da sede de vários grandes conglomerados empresariais.

c) incorreta. Os edifícios corporativos concentram atividades do setor terciário. Produção de manufaturados é uma atividade secundária.

d) correta. O setor terciário avançado, que abarca atividades que envolvem maior uso de mão de obra qualificada e maior grau de tecnologia, está concentrado em áreas de melhor infraestrutura e valorização econômica da mancha urbana de São Paulo, que obviamente fica no centro mais valorizado da cidade.

e) incorreta. O mapa mostra que as atividades do setor terciário avançado não acompanharam a dispersão industrial, porque se concentram nas proximidades das áreas.

Questão 04

(FTD 2016)

“[…] Com mais de 20 milhões de habitantes e papel importante na produção industrial brasileira, São Paulo é a única cidade latino-americana que aparece entre as mais poderosas do planeta daqui até 2030.

Mas as metrópoles que deverão crescer mais são Lima, no Peru, e Monterrey, no México. “Esse crescimento se sustentará no tempo porque a economia peruana está sintonizada para o avanço do capital, e se preparou bem em termos de infraestrutura para manter essa tendência.

Não é o que ocorre com outras megacidades como São Paulo e Cidade do México, que possuem problemas sérios de infraestrutura”, afirmou Holt [Richard Holt, diretor de investigação de cidades globais da Oxford Economics].

A infraestrutura é um dos grandes desafios do crescimento urbano, e demanda uma política conjunta de habitação, saúde, educação e transporte – algo que, normalmente, ultrapassa a capacidade das autoridades”.

JUSTO, Marcelo. SP é única brasileira em ranking de 50 cidades com maior crescimento econômico até 2030. BBC Brasil, 5 fev. 2016. isponível em: www.bbc.com/portuguese/Notícias/2016/02/>. Acesso em: 6 abr. 2016.

O texto salienta a importância de associar:

a) urbanização e infraestrutura.

b) economia e escolaridade.

c) industrialização e urbanização.

d) metropolização e cultura.

e) violência e urbanização.

Comentário:

O texto evidencia os processos de crescimento das metrópoles associados a uma infraestrutura adequada a esse crescimento, visando atender de modo digno e igualitário toda a população.

Questão 05

(FMT 2015) A urbanização ocorre quando a população no meio urbano cresce a taxas maiores que a população total. É resultado, principalmente do êxodo rural. Sobre a urbanização brasileira, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A aglomeração populacional, em metrópoles é o resultado de fatores de expulsão do campo, em decorrência da concentração de terras, baixos salários e da expectativa pela maior oferta de empregos, que as cidades exercem sobre as correntes migratórias.

b) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em uma série de problemas sociais urbanos, como o aumento do número de favelas, a falta de infraestrutura e todo o tipo de violência.

c) O eixo São Paulo-Rio de Janeiro tornou-se a primeira megalópole do Brasil e a primeira da América do Sul.c

d) As desigualdades no ritmo da urbanização refletem as disparidades econômicas e a inserção diferenciada década região brasileira na economia nacional.

e) A maior parte da população que se dirige às cidades, no Brasil, é empregada no setor secundário, ou seja é absorvida principalmente pelo processo de industrialização.

Questão 06

(UDESC 2010) Assinale a alternativa que contém a descrição correta do processo de conurbação:

a) É a reunião de cidades em torno de atividades comuns, formando redes econômicas especializadas em varejo ou atacado.

b) Conurbação é o movimento de trabalhadores que, diuturnamente, se deslocam para realizarem atividades de trabalho em municípios vizinhos.

c) Conurbação é o nome que se dá para o crescimento de duas ou mais cidades vizinhas, que acabam por formar um único aglomerado urbano. Em geral, numa conurbação existe uma cidade principal e uma (ou várias) cidade(s)-satélite.

d) Conurbação é o nome que se dá ao processo de êxodo rural que culmina na metropolização de áreas industriais recentes, formadas por polos econômicos.

e) É quando "cidades locais" se veem polarizadas por centros regionais que exercem influência sobre as vilas e as áreas rurais e suas vizinhanças.

Questão 07

(UNIFESP-SP 2009) No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:

a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.

b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.

e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.

Questão 08

(UFJF-MG 2009) A segunda metade do século XX foi caracterizada, no Brasil, pelo acelerado processo de urbanização. Considerando esse processo, é INCORRETO afirmar que a urbanização intensa contribuiu, no país, para:

a) a formação de megalópoles em regiões de forte concentração industrial, como Belo Horizonte e Curitiba.

b) a transferência de grande contingente populacional do campo para as cidades, processo esse denominado êxedo rural.

c) o agravamento dos problemas ambientais típicos das grandes aglomerações, tais como as ilhas de calor urbano e os elevados índices de poluição do ar.

d) o desenvolvimento da conurbação, sobretudo nas transferências de grande contingente populacional do campo para as cidades, processo esse denominado êxedo rural.

e) Regiões metropolitanas que abrigam grande número de população.

Comentário:

A alternativa A está incorreta, pois a única megalópole em formação no país está situada na região que vai da cidade de São Paulo até a cidade do Rio de Janeiro.

Questão 09

(UFG 2006) A urbanização dos países subdesenvolvidos constitui um fenômeno marcante da segunda metade do século XX. As características desse fenômeno, na América Latina, expressas na paisagem urbana das metrópoles, são decorrentes da:

a) instalação de indústrias de bens de produção nos arredores das pequenas cidades e próximas às fontes de matéria-prima.

b) industrialização tardia e da modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades.

c) aglomeração humana e do aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia

d) inovação tecnológica e do aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana

e) implementação de parque industrial e da regulação, por meio do planejamento governamental, de deslocamentos populacionais para as cidades.

Comentário:

Os países subdesenvolvidos saíram muito atrás no processo de industrialização, o que resultou em um processo de industrialização intensa em pouco espaço de tempo, aliada a uma falta de ordenamento das cidades. A mecanização do campo, através da revolução verde, foi, em muitos países, a porta de entrada para a industrialização efetiva destes.

Questão 10

(UFVJM-MG–2006) Considerando as características da urbanização, são processos em curso no Brasil os a seguir relacionados, EXCETO a:

a) urbanização constatada em algumas regiões com a introdução de atividades dos setores secundário e terciário no campo.

b) desmetropolização que vem ocorrendo como resultado da significativa elevação dos custos operacionais das indústrias nos grandes centros urbanos.

c) formação de regiões metropolitanas em torno de cidades que não ocupam a posição de capitais estaduais.

d) reversão da megalopolização no Sudeste que se verificava no final do século anterior, como consequência de políticas públicas adotadas nos municípios envolvidos.