Home 3º ano Blog Sobre

Aula 06 – Revisão (aulas 01 a 05)

Conteúdo:

Questão 01

(UFSM 2017)

“Desde que passou a se organizar socialmente, a espécie humana buscou também soluções para sua sobrevivência. A utilização do conhecimento geográfico permitiu ao ser humano reconhecer paisagens e lugares de acordo com o clima, o relevo, a cultura e os recursos naturais disponíveis. Agora que o ser humano já ocupa quase todo o planeta e as informações são transmitidas com rapidez e em grande volume, é praticamente impossível entender e acompanhar mudanças, fatos ou fenômenos sem conhecer geografia”. .

Fonte: ALMEIDA, L.M.A.de; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. 2.ed, V. 1. São Paulo: Ática, 2014. p.09. (Adaptado).

O texto destaca a geografia como uma ciência para entender o mundo porque o espaço geográfico

a) envolve uma análise considerando essencialmente os elementos naturais.

b) abrange as transformações das paisagens a partir de uma única escala temporal.

c) expressa a desarticulação entre os elementos naturais e os construídos pelo homem.

d) constitui uma visão de que os elementos culturais de uma paisagem são determinados pelos naturais.

e) engloba a combinação entre elementos naturais e construídos pelo ser humano, as pessoas, mercadorias, finanças e informações.

Questão 02

(UFT 2012)

“O espaço é, também e sempre, formado de fixos e de fluxos. Nós temos coisas fixas, fluxos que se originam dessas coisas fixas, fluxos que chegam a essas coisas fixas. Tudo isso, junto, é o espaço”.

SANTOS, Milton. METAMORFOSE DO ESPAÇO HABITADO. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 77.

Sobre o espaço geográfico é CORRETO afirmar que:

a) Implica em reconhecer e identificar as redes de fluxos que dão a ele as características de movimento e fluidez.

b) A determinação do que seja fixo e fluxo ocorre em função das atividades desempenhadas cotidianamente pelo Estado.

c) O espaço é produzido pelo território e determina o que é fixo e o que é fluxo na ordenação do espaço geográfico.

d) Constitui-se da conjunção dos elementos fixos e fluxos, dadas suas características de fixação e, ao mesmo tempo, de movimento.

e) O reconhecimento do espaço geográfico se dá pela delimitação e identificação dos elementos fixos produzidos exclusivamente pelos agentes econômicos.

Questão 03

(2021) A expressão ____________________, também chamada de “população relativa”, refere-se à proporção entre quantidade de pessoas presentes em um dado território em relação à área que ocupam. É um importante índice capaz de indicar quando há um grande número de habitantes em áreas reduzidas ou quando ocorrem casos de vazios territoriais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna indicada no texto:

a) Demografia.

b) Densidade Demográfica.

c) População local.

d) Relação habitante/área.

e) População residente.

Questão 04

(UERJ 2021)

t6q4

De acordo com os mapas, as áreas do mundo com as maiores populações absolutas em 2000 são:

a) Sul e Oeste da Europa.

b) Sudeste e Leste da Ásia.

c) Centro e Norte da América.

d) Nordeste e Noroeste da África.

Comentário:

O objetivo da questão é apontar regiões com elevada população absoluta a partir da interpretação de representação de base cartográfica.

Os dois gráficos que servem de suporte à questão são, ambos, a superposição de um gráfico cartesiano sobre um planisfério. No eixo vertical do primeiro gráfico temos as latitudes e no eixo horizontal o total absoluto de habitantes. Desse modo, é possível reconhecer a distribuição populacional ao longo das latitudes. Verifica-se a maior concentração situada, aproximadamente, entre as latitudes de 10º Norte e 40º Norte. No segundo gráfico, o eixo vertical se refere ao total de habitantes e o horizontal às longitudes. Os maiores totais populacionais estão, aproximadamente, entre as longitudes de 70º Leste e 130º Leste.

Ao fazer-se a plotagem das latitudes e longitudes com as maiores concentrações populacionais, constata-se que a maior quantidade absoluta de habitantes encontra-se no sudeste e no leste do continente asiático. Nessas regiões se localizam os dois países que abrigam os maiores contingentes demográficos do mundo, a China e a Índia, além de outras nações que estão entre as mais populosas do planeta, como é o caso da Indonésia, de Bangladesh e do Paquistão, além de outros países com populações expressivas.

Questão 05

(UEA 2018) As condições fixadas pela ONU para a concessão desse status são:

“Qualquer estrangeiro que possua fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, opinião pública, nacionalidade ou por pertencer a um grupo social específico e também por aqueles que tenham sido obrigados a deixar seu país de origem devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos”.

Sendo assim, o requerente passa a desfrutar dos mesmos direitos dos habitantes locais.

(www.revistaforum.com.br. Adaptado.)

O excerto refere-se ao status de

a) transumante.

b) nômade.

c) anistiado.

d) colono.

e) refugiado.

Questão 06

(ENEM 2021)

“Existe um processo cada vez maior de globalização da mão de obra especializada. Isto é, não só da mão de obra especializadíssima, mas da mão de obra que vem sendo excepcionalmente requisitada no mundo inteiro e, portanto, não seguirá as regras normais de leis de imigração, do salário e das condições de trabalho”.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

De acordo com o texto, na globalização, o tratamento ao migrante laboral condiciona-se pelo(a)

a) origem nacional.

b) padrão financeiro.

c) pertencimento étnico.

d) desemprego estrutural.

e) qualificação profissional.

Questão 07

(FAI 2020) É comum a percepção de que “crescimento” é um fenômeno apenas econômico, enquanto “desenvolvimento” é o crescimento comprometido também como o social.

A partir disso, os países considerados subdesenvolvidos apresentam como características marcantes:

a) elevada disponibilidade de capital e mão de obra escassa.

b) dependência de capital externo e profundas desigualdades sociais.

c) elevada população urbana e moderna mecanização agrícola.

d) alta dívida externa e investimentos elevados na área social.

e) baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.

Questão 08

(UDESC 2017 Muitos países são denominados subdesenvolvidos. Analise as proposições em relação ao subdesenvolvimento e as suas características principais.

I. A grande desigualdade social e a dependência tecnológica e econômica são elementos essenciais para a definição de subdesenvolvimento.

II. Devido à modernização, na última década, nas áreas de agricultura, estrutura industrial e geração de energia elétrica, o Brasil deixou de ser um país subdesenvolvido e passou a ser classificado como desenvolvido.

III. Em geral, os países subdesenvolvidos têm sua economia baseada na exportação de produtos primários e importação de produtos industrializados com elevada tecnologia.

IV. A agricultura de subsistência é a principal forma de manutenção de países subdesenvolvidos, pois esses não apresentam relações com o mercado externo.

V. São países, em geral, com elevadas taxas de dívidas externas e têm como credores grupos financeiros internacionais, cujas sedes se localizam em países desenvolvidos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 09

(FUVEST 2022) Conforme definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho de cuidado envolve dois tipos de atividades: as diretas, como alimentar um bebê ou cuidar de um doente, e as indiretas, como cozinhar ou limpar. O gráfico apresenta a desigualdade de gênero no trabalho de cuidado no mundo, expressa pela diferença entre homens e mulheres quanto ao tempo e à remuneração.

t6q9

A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que as regiões com maior e menor desigualdade são, respectivamente:

a) África; Europa/Ásia Central.

b) Américas; África.

c) Américas; Ásia/Pacífico.

d) Países Árabes; Américas.

e) África; Ásia/Pacífico.

Comentário:

Para identificar as desigualdades no trabalho de cuidado entre as regiões, era necessário concluir, através do gráfico, que as mulheres gastam mais tempo realizando trabalho não remunerado em todas as regiões, ao contrário dos homens, que gastam mais tempo com trabalho remunerado.

A partir dos dados apresentados, observa-se que, nos países árabes, as mulheres gastam quase todo o seu tempo diário realizando trabalho não remunerado, superando todas as outras regiões, enquanto os homens, nesses países, estão entre os que menos gastam tempo com o trabalho de cuidado não remunerado no mundo. Em contraposição, nas Américas os homens apresentam o maior tempo dedicado ao trabalho de cuidado não remunerado entre todas as regiões, revelando menor desigualdade de gênero no trabalho.

Questão 10

(UEA 2012) Resultante de três indicadores básicos que caracterizam as condições de vida da população, este índice avalia não apenas a riqueza de um país, mas também como o crescimento econômico foi revertido em benefícios sociais para toda a população. Referência na classificação de países e podendo ser calculado para estados e regiões, este índice denomina-se

a) PIB.

b) IDH.

c) GINI.

d) PEA.

e) PNB.

Comentário:

a) O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.

b) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos em nível nacional.

c) O Coeficiente ou índice de Gini consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade (no caso do rendimento, por exemplo, toda a população recebe o mesmo salário) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa recebe todo o rendimento e as demais nada recebem).

d) População economicamente ativa compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo; a oferta efetiva de trabalho numa economia. Para o cálculo da PEA são consideradas as seguintes categorias: População ocupada - aquelas pessoas que, num determinado período de referência, trabalharam ou tinham trabalho mas não trabalharam (por exemplo, pessoas em férias); População desocupada - aquelas pessoas que não tinham trabalho, num determinado período de referência, mas estavam dispostas a trabalhar, e que, para isso, tomaram alguma providência efetiva nos últimos 30 dias (consultando pessoas, jornais, etc.).

e) O Produto Nacional Bruto (PNB) é o produto obtido pela soma da riqueza que pertencem às unidades residentes, ou seja, das empresas pertencentes a um país, quer tenha sido obtido no território econômico quer fora dele.