Home 3º ano Blog Sobre

Questões aula 08 - Industrialização mundial II. O meio técnico-científico-informacional

Conteúdo: Industrialização; Globalização; meio técnico-científico-internacional; fordismo; keynesianismo; Multinacionais; Nova Divisão Internacional do Trabalho.

Objetivo: Compreender a constituição do meio técnico-científico-informacional e sua relação com os processos industriais no período atual da globalização.

Questão 01

(MUNDO EDUCAÇÃO 2022) Com a emergência da Terceira Revolução Industrial, os processos produtivos transformaram-se, o que propiciou a ocorrência de profundas alterações no mundo do trabalho. Um dos efeitos da Revolução técnico-científica informacional no sistema trabalhista, de um modo geral, foi:

a) O fortalecimento dos sindicatos.

b) A implantação de tarefas mecânicas e repetitivas

c) Maior oferta de mão de obra no setor terciário.

d) Diminuição dos empregos informais.

e) Menor necessidade de qualificação técnica do trabalhador.

Comentário:

A Terceira Revolução Industrial foi responsável pela inserção de tecnologias informacionais no processo produtivo, o que passou a exigir uma menor quantidade de mão de obra nos setores primário e secundário, deslocando-a para os serviços e o comércio. Além disso, os sindicatos tiveram certo enfraquecimento e a informalidade cresceu. Alternativa correta: letra C.

Questão 02

(BRASIL ESCOLA 2022) A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:

a) a ruralização das sociedades.

b) a contenção da migração pendular.

c) o recuo na oferta de matérias-primas.

d) o aumento da migração campo-cidade.

e) a descaracterização da hierarquia urbana.

Comentário:

A industrialização quase sempre provoca um efeito de urbanização, sobretudo quando a demanda por emprego eleva-se com o aumento da migração da população rural para as cidades, fenômeno chamado de êxodo rural.

Questão 03

(CESUPA 2019) Leia o texto para responder à questão.

“No começo dos tempos históricos, cada grupo humano construía seu espaço de vida com as técnicas que inventava para tirar do seu pedaço de natureza os elementos indispensáveis à sua própria sobrevivência. Organizando a produção, organizava a vida social e organizava o espaço, na medida de suas próprias forças, necessidades e desejos. A cada constelação de recursos correspondia um modelo particular. Pouco a pouco esse esquema se foi desfazendo: as necessidades de comércio entre coletividades introduziam nexos novos e também desejos e necessidades e a organização da sociedade e seu espaço tinha de se fazer segundo parâmetros estranhos às necessidades íntimas ao grupo. Essa evolução culmina, na fase atual, onde a economia se tornou mundializada, e todas as sociedades terminaram por adotar, de forma mais ou menos total, de maneira mais ou menos explícita, um modelo técnico único que se sobrepõe à multiplicidade de recursos naturais e humano.”

SANTOS, Milton. Técnica espaço tempo – Globalização e meio técnico-científico-informacional Hucitec, pág 5-6

Considerando a apresentação do autor sobre o tema da globalização, constata-se que o atual modelo de produção é:

a) democrático, pois permite, em escala mundial, aumento dos investimentos, a circulação das riquezas, a distribuição das mercadorias.

b) eficaz, porque garante a qualidade de serviços e de empregos gerados por transnacionais, jamais vistos em outro período da história da humanidade.

c) solidário, visto na expansão das atividades das empresas globais, as quais vêm promovendo o desenvolvimento socioeconômico da maioria dos países pobres.

d) padronizado, em que o local é orientado pelo global, usando a tecnologia do mundo hegemônico que se sobrepõe à vida e ao conhecimento do mundo hegemonizado.

Questão 04

(UFSM 2017) Relacione as informações na coluna à esquerda com os períodos da revolução industrial na coluna da direita.

1→ A expansão comercial e a ampliação da economia de mercado permitiram que a Europa acumulasse capital, que foi empregado em investimentos e mecanização da produção. A utilização do carvão e das máquinas a vapor impulsionou as indústrias têxtil, naval e siderúrgica.

2 → Atividades como a informática, a química fina, a biotecnologia e a pesquisa espacial foram criadas ou ampliadas. Os avanços tecnológicos proporcionaram precisão, rapidez de informações e facilidade de comunicação, provocando transformações no sistema capitalista.

3 → Novas invenções como geladeira, telefone, lâmpada elétrica, rádio, computador se sucederam, e grandes modificações ocorreram nas condições de vida das pessoas, na velocidade e qualidade dos transportes. Essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas e reorganização do espaço capitalista.

(     ) primeira revolução industrial.

(     ) segunda revolução industrial.

(     ) terceira revolução industrial.

A sequência correta é

a) 1-3-2.

b) 1-2-3.

c) 3-2-1.

d) 3-1-2.

Questão 05

(ENEM 2019)

“A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000”.

SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial: mudanças e tendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010.

A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e:

a) autonomia tecnológica.

b) crises de abastecimento.

c) descentralização política.

d) concentração econômica.

e) compartilhamento de lucros.

Comentário:

a) Incorreta. A autonomia tecnológica relaciona-se com investimentos de longo prazo que não estão relacionados diretamente ao tema da dispersão espacial.

b) Incorreta. As crises de abastecimento estão ligadas a fatores socioeconômicos, e a temática central é ligado a questão política.

c) Incorreta. A descentralização política é uma característica do processo de dispersão espacial coordenada pelos grandes grupos transnacionais, porém esse processo é muito mais ligado a questões econômicas da produção do que a questões políticas

d) Correta. A concentração econômica é um tema importante para entendimento da lógica global da produção industrial, pois a dinâmica atual apresenta complementação entre a dispersão espacial pelo mundo e a concentração econômica em certas regiões do globo, como o leste asiático. A dispersão industrial se dá no nível da produção, todavia em termos de tomadas de decisões a concentração econômica prevalece. Além disso, no período citado no texto (1980), há uma forte crise econômica latino-americana.

e) Incorreta. O compartilhamento de lucros é uma atividade corriqueira do sistema econômico que é necessária para a descentralização política, mas sozinha não é um complemento direto para a questão da dispersão espacial.

Questão 06

(ENEM 2017) A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.: GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a:

a) saturação do setor secundário.

b) ampliação dos direitos laborais.

c) bipolarização do poder geopolítico.

d) Inserir alternativa d) consolidação do domínio tecnológico

e) primarização das exportações globais.

Comentário:

O setor terciário muito amplo segue uma tendência criada pelo processo de desindustrialização de países desenvolvidos, soba a égide de uma nova divisão internacional do trabalho, proposta que consolida o domínio da tecnologia.

a) Incorreta. A saturação do setor secundário pressupõe diminuição da produção industrial que embora esteja ocorrendo em países desenvolvidos - como mencionado no texto - não se verifica em escala mundial, pois há uma tendência de transferência de parte da produção dos países desenvolvidos em direção aos países subdesenvolvidos emergentes. Nestes, verifica-se grande crescimento de atividades industriais, exemplificadas principalmente em países como China, Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong), Novos Tigres Asiáticos (Malásia, Indonésia, Vietnam, Tailândia) e México.

b) Incorreta. O contexto atual da globalização tem promovido flexibilização das leis trabalhistas no sentido de facilitar a ação de agentes econômicos no território ocasionando aumento da produtividade, reduzindo os custos produtivos e, consequentemente, aumentando a lucratividade das empresas.

c) Incorreta. A bipolaridade no espaço mundial foi característica do período da Guerra Fria (1945-1991) quando Estados Unidos e União Soviética disputavam a liderança política, econômica, tecnológica e social. O contexto da Nova Ordem Mundial, iniciada na década de 1990, fez emergir a multipolaridade como principal forma de organização do espaço mundial, na qual potências econômicas influenciam seu contexto regional ao mesmo tempo em que visam se inserirem competitivamente na lógica da globalização.

d) Correta. A Nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT) se configura por meio de uma espacialização tecnológica e científica comandada pelos países centrais (Estados Unidos, países da Europa Ocidental e Japão), em detrimento ao aumento da dependência de países periféricos em relação aos setores produtivos de média e alta tecnologia. Nesse sentido, o meio técnico-científico-informacional, embora também se instale em vários países subdesenvolvidos – principalmente aqueles mais industrializados – conferem o “comando da economia” aos países desenvolvidos, como o texto aponta.

e) Incorreta. Embora entre a maioria dos países periféricos (subdesenvolvidos) e semiperiféricos (emergentes) haja realmente maior volume de exportação de commodities (produtos primários cujo preço é padronizado internacionalmente), as exportações de produtos industriais ainda é predominante em países centrais e alguns países emergentes como China e Tigres Asiáticos.

Questão 07

(ENEM 2015)

“No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa”.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.

b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.

c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.

d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.

e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

Comentário:

O texto de Milton Santos aborda os avanços científicos ocorridos na globalização, definida pelo autor como perversa, tendo como consequências no setor produtivo a automatização e, quanto às transformações no universo do trabalho, o aumento dos níveis de desemprego.

a) Incorreta. A modernização da produção, sobretudo nos sistemas de transporte e telecomunicações, possibilitou a criação de novas vantagens locacionais. Além disso, dentro da lógica competitiva, tem-se uma flexibilização cada vez maior das relações trabalhistas, através de um enfraquecimento da legislação laboral.

b) Incorreta. A evolução no sistema logístico é fator decisivo no atual modelo produtivo, o qual permite uma dispersão das atividades em escala global. Sendo assim, as empresas procuram por locais que apresentem vantagens locacionais, dentre as quais destacam-se os menores custos com mão-de-obra e a repressão/desarticulação da atividade sindical.

c) Incorreta. Em "um mercado que utiliza técnicas avançadas", há uma valorização dos postos qualificados, não uma diminuição, como diz a alternativa. Além disso, a alteração no modelo produtivo não implica em diminuição dos investimentos industriais, e sim em realocação desses investimentos.

d) Incorreta. Embora existam alguns setores nos quais houve redução das jornadas de trabalho, o que marca o atual processo produtivo é uma maior exploração da mão-de-obra. Além disso, o atual modelo produtivo é marcado por uma forte desconcentração das atividades econômicas e manufatureiras.

e) Correta. Segundo o texto, esse modelo de globalização é "perverso", justamente porque o uso de técnicas avançadas, como a automação industrial, substitui mão-de-obra por máquina, causando desemprego estrutural e excluindo boa parte da população do processo produtivo.

Questão 08

(UFPE 2011) A terceira revolução industrial consolidou-se com o aprofundamento da globalização. Nesse contexto, tornou-se hegemônica a configuração do espaço mundial determinada, dentre outros aspectos, pelo meio técnico-científico-informacional, segundo assinala o professor Milton Santos. Essa configuração pode ser representada a partir do mapa a seguir.

t8q8

Considerando o exposto, conclui-se que a Organização do Espaço Mundial representada no mapa está corretamente caracterizada em:

a) A distribuição regular da tecnologia no espaço mundial reproduz o fato de que os países mais ricos sempre investiram mais em educação do que os países pobres.

b) A ocorrência de desenvolvimento de uma nova modalidade da Divisão Internacional do Trabalho estabelece a histórica dominação dos países ricos sobre os pobres, através do controle da técnica, da ciência e da informação.

c) A distribuição irregular da tecnologia no espaço mundial significa uma situação momentânea, pois o próprio tempo histórico se encarregará de resolver essa irregularidade.

d) A distribuição irregular do saber tecnológico está relacionada ao histórico determinismo ambiental, em que os países de clima frio detêm maior conhecimento tecnológico do que aqueles de áreas tropicais.

e) A distribuição regular da tecnologia no espaço mundial ocorre de maneira diferenciada, quando se compara com o desenvolvimento socioeconômico, pois os países inovadores de tecnologias são economicamente desenvolvidos.

Questão 09

(UDESC 2008) Para otimizar a produção fabril no século XIX, duas teorias se destacaram: o taylorismo (Winslow Taylor 1856-1915) e o fordismo (Henry Ford 1863-1947). Leia e analise as afirmativas sobre os desdobramentos concretos dessas teorias.

I - O taylorismo propunha uma série de normas para elevar a produtividade, por meio da maximização da eficiência da mão-de-obra, aprimorando a racionalização do trabalho e pagando prêmios pela produtividade.

II - O fordismo impunha uma série de normas para aumentar a eficiência econômica de uma empresa. Entre elas, exigia que a produção fosse especializada e verticalizada.

III - Produção especializada significa produzir um só produto em massa, ou em série, apoiando-se no trabalho especializado e em uma tecnologia que aumente a produtividade por operário.

IV - O taylorismo foi muito benéfico à organização dos trabalhadores europeus que, por isso, criaram vários sindicatos e várias leis de proteção ao trabalhador.

V - Tanto o taylorismo como o fordismo só chegaram ao Brasil em 1980.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 10

(UEMG 2008) A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização.

Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.

a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.

b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com matérias-primas.

c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.

d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.