Home 3º ano Blog Sobre

Questões aula 22 - Américas Central e do Sul: características gerais.

Conteúdo: América central; Paises Andinos; Economia; Mercosul; América do Sul; Embargo Cuba.

Objetivo: Compreender as características físicas e as características dessa região. Compreender o caso cubano no cenário regional. Identificar os blocos econômicos.

Questão 01

(2020) Sobre a América Central, analise as afirmativas:

I – Trata-se de um território fisicamente dividido, constituído de um istmo, com cerca de 7 países e um conjunto de ilhas conhecido como Antilhas.

II – As Antilhas, por sua vez, dividem-se em três conjuntos: as Bahamas, as Grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas.

IlI – Cuba, a ilha de Hispaniola e a Jamaica pertencem ao conjunto das Pequenas Antilhas.

IV – Ocorre também uma enorme fragmentação política, pois a América Central foi um território em disputa pelas diversas potências coloniais europeias que assumiram diversas regiões centro-americanas.

Está(ao) correta(s):

a) Apenas I e IlI.

b) Apenas II e IlI.

c) Todas.

d) Apenas I, II e IV.

e) Nenhuma.

Questão 02

(2020) Sobre os Países Andinos, analise as afirmações:

t22q2

I – Têm como eixo geográfico principal a Cordilheira dos Andes que se constitui numa formação geológica recente, sujeita a vulcanismo. Seu clima torna-se frio e seco em função da altitude. Sua vegetação varia da base ao alto da montanha em função da disponibilidade de umidade, apresentando desde florestas equatoriais até formações desérticas.

II – As concentrações populacionais se acham nos planaltos montanhosos devido ao processo de colonização, já que os antigos habitantes nativos, descendentes das tribos da civilização inca, aí habitavam.

III – São países de grande instabilidade política devido às economias pobres e dependentes, o que leva a contínuos golpes milita res e movimentos guerrilheiros associados a diversos grupos políticos.

Está (ao) correta (s):

a) Todas elas.

b) Apenas a I.

c) Apenas a lI.

d) Nenhuma delas.

e) Apenas a II e a III.

Questão 03

(BRASIL ESCOLA 2022)) Sobre os aspectos físicos da América Central, marque a alternativa incorreta.

t22q3

a) A América Central Continental corresponde ao istmo que liga a América do Norte à América do Sul.

b) A América Central possui relevo montanhoso e vários vulcões ativos, além de frequentes terremotos.

c) Na América Central o clima predominante é o tropical úmido.

d) A Costa Rica é o país responsável por proporcionar acesso terrestre entre a América Central e a América do Sul.

e) Localizada ao norte da linha do Equador, a América Central pertence ao Hemisfério setentrional.

Comentário:

a) Verdadeiro – A América Central Continental corresponde a uma estreita faixa de terra que liga dois grandes territórios (istmo): México (América do Norte) e Colômbia (América do Sul).

b) Verdadeiro – O relevo da América Central é bastante acidentado, formado por conjuntos montanhosos. Essa porção do continente americano está localizada em zonas convergentes de placas tectônicas, sendo frequentes as ocorrências de atividade vulcânica e terremotos.

c) Verdadeiro – O clima dominante na América Central é o tropical úmido, com elevadas temperaturas e índices pluviométricos também elevados.

d) Falso – A Costa Rica não possui fronteira terrestre com nenhuma nação sul-americana, portanto, esse país não proporciona acesso terrestre com a América do Sul.

e) Verdadeiro – Todo o território centro-americano está situado ao norte da linha do Equador, portanto, ele está localizado no Hemisfério setentrional (Hemisfério norte).

Questão 04

(BRASIL ESCOLA 2022) Os blocos econômicos têm por objetivo a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias. Sua formação proporciona maior dinamismo nas relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América Platina, juntamente com o Brasil, integram um bloco econômico visando maior flexibilidade nas importações e exportações de produtos. Esse bloco é:

t22q4

a) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

b) CAN – Comunidade Andina.

c) Mercosul – Mercado Comum do Sul.

d) Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

e) Caricom – Mercado Comum e Comunidade do Caribe.

Comentário:

a) Falso – A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico é um bloco econômico formado por nações de diferentes continentes.

b) Falso – A Comunidade Andina também é um bloco econômico formado por nações sul-americanas, no entanto, esse bloco é composto pela Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.

c) Verdadeiro – Os países da América Platina (Argentina, Paraguai e Uruguai) e o Brasil integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

d) Falso – O Nafta é um bloco econômico formado pelos três países norte-americanos – México, Estados Unidos e Canadá.

e) Falso – o Caricom é um bloco econômico que tem como integrantes as nações da América Central.

Questão 05

(UDESC 2008) Sobre a América do Sul é correto afirmar, exceto

a) Grande parte do continente apresenta clima tropical quente e chuvoso. Ao longo da costa Oeste, as condições são muito mais secas, com clima semiárido e desértico quente em alguns lugares.

b) Embora a economia de alguns países dependa de atividades primárias, outros, como Brasil, Argentina e Venezuela, também desenvolveram uma série de atividades manufatureiras e de alta tecnologia.

c) A produção de alimentos para exportação é uma importante fonte de renda para muitos países sul-americanos.

d) Apesar de o clima ser tropical, existem poucas florestas tropicais no continente, cuja população é majoritariamente rural.

e) A população da América do Sul está distribuída desigualmente. Existem altas densidades ao longo das costas, enquanto grande parte do interior é desocupada ou escassamente povoada.

Questão 06

(2020) A República do Haiti é um pequeno país, que possui cerca de 10 milhões de habitantes, dos quais a grande maioria negra. A língua oficial é o francês e o crioulo, e a capital chama-se Porto Príncipe. O quadro social do país é bastante precário, em 2014 os jornais noticiaram a busca dos haitianos por trabalho no Brasil. Assinale a alternativa que contém o nome do continente onde o Haiti se localiza.

a) América do Norte.

b) América Central.

c) Ásia.

d) América do Sul.

e) África.

Questão 07

(UFPR 2019)

“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população”.

(Rodríguez, 2016).

Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmar:

a) A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética.

b) A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico.

c) O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população.

d) A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima.

e) As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita.

Questão 08

(ESPM 2018) O país destacado vive profunda crise política. Sua geografia é caracterizada por:

t22q8

a) Configurar-se como país andino e amazônico, ser o maior exportador mundial de café e conviver com o narcotráfico e guerrilhas em seu território.

b) Apresentar uma população basicamente indígena e ser grande exportador mundial de banana, além de deter grandes reservas petrolíferas.

c) Ser um país platino, detentor de grandes reservas de cobre e pioneiro no modelo neoliberal na América Latina.

d) Ser simultaneamente um país andino e amazônico e apresentar grandes reservas mundiais de petróleo.

e) Ser um país andino e deter grandes reservas de estanho e gás natural.

Questão 09

(FUVEST 2016)

Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder.

Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções.

Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal.

Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias- primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.

Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado

Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afirmar:

a) O México é o país com maior produção de carvão, cuja exportação é controlada por capital canadense. Para tal situação, o padrão de dominação Norte/Sul na DIT, mencionado pelo autor, é praticado no mesmo continente

b) A Colômbia ocupa o primeiro lugar na produção mundial de manganês, por meio de empresas privatizadas nos dois últimos governos bolivarianos, o que realça sua posição no cenário econômico internacional, rompendo a dominação Norte/Sul.

c) O Chile destaca-se pela extração de cobre, principalmente na sua porção centro-norte, que é, em parte, explorado por empresas transnacionais, o que reitera o padrão da DIT mencionado pelo autor.

d) A Bolívia destaca-se como um dos maiores produtores de ferro da América Latina, e, recentemente, o controle de sua produção passou a ser feito por Conselhos Indígenas. Essa autonomia do País permitiu o rompimento da dominação estadunidense.

e) O Uruguai é o principal produtor mundial de prata, e o controle de sua extração é feito por empresas transnacionais. Nesse caso, mantém-se o padrão da inserção do país na DIT mencionada pelo autor.

Comentário:

Comentário:

O Chile é o maior produto mundial de cobre extraído em mina do centro-norte, sendo que a exportação chilena de cobre representa cerca de 47% de tudo que o país exporta. Nas demais alternativas constam minérios inexistentes ou inexpressivos nos respectivos países citados.

a) Incorreta. Na América Latina o maior produtor de carvão é a Colômbia, responsável por 8% das exportações mundiais. (Dados de 2013, segundo a Agência Internacional de Energia – IEA). O México é um dos maiores produtores mundiais em minérios como prata, enxofre, chumbo e mercúrio.

b) Incorreta. A alternativa possui várias informações incorretas. A Colômbia não se enquadra dentre os países com governos bolivarianos (países como Bolívia, Venezuela, Cuba e Equador). Entendendo os governos bolivarianos como aqueles influenciados pelas doutrinas de esquerda, também não faria sentido uma privatização de empresas de exploração mineral, visto que a política de privatizações está associada ao neoliberalismo (doutrina de direita). Além disso, o maior produtor mundial de manganês é a China. Na América Latina o destaque é o Brasil (listado dentre os cinco maiores produtores mundiais). Na Colômbia destaca-se a produção de carvão (correspondendo a 88% do setor de mineração do país).

c) Correta. O Chile detém cerca de um terço das reservas mundiais de cobre (reservas localizadas sobretudo na porção centro-norte do país), configurando-se como o maior produtor mundial desse metal (o país é responsável por cerca de 30% das exportações mundiais). Ainda durante o governo de Pinochet, houve uma série de políticas de incentivo a empresas privadas com o intuito de atrair capital externo no setor de mineração de cobre. Mesmo após a redemocratização (1990), a empresa estatal chilena Corporação de Cobre (Codelco) foi paulatinamente perdendo espaço para empresas privadas locais e transnacionais, que hoje controlam a maior parte da exploração. Esse cenário, de exploração por grandes empresas privadas, com isenção de impostos e preços baixos, reafirma a posição periférica do Chile (de fornecedor de gêneros primários) na DIT.

d) Incorreta. O maior produtor de minério de ferro na América Latina é o Brasil (segundo maior produtor mundial atrás apenas da China). Venezuela, México, Peru e Chile são países latinos que também possuem uma exploração considerável desse minério. Na Bolívia o destaque é para a produção de gás natural.

e) Incorreta. O maior produtor mundial de prata é o México, seguido pelo Peru (dados de 2011). No Uruguai os recursos minerais são escassos, sendo os gêneros agropecuários (como criação de bovinos e ovinos) os principais componentes da economia do país.

Questão 10

(USF 2015) Apesar do embargo econômico, sua população desfruta de excelentes indicadores nas áreas da saúde e educação. Com clima favorável ao desenvolvimento das monoculturas de cana-de-açúcar e tabaco, sua economia gradativamente se diversifica, com o reaquecimento do setor turístico e com a exportação de produtos biotecnológicos e serviços de saúde.

O texto refere-se:

a) ao arquipélago de Madagascar, no leste africano.

b) à ilha de Taiwan, no sudeste asiático.

c) ao arquipélago de Cuba, no Caribe.

d) à Coreia do Norte, na Península da Coreia.

e) à ilha de Chipre, no Mediterrâneo oriental.