Home 3º ano Blog Sobre

Questões aula 31 - Subcontinente Indiano e Ásia Central

Conteúdo: Afeganistão, Paquistão e Índia. Riqueza étnica, conflitos. Intervenções estrangeiras.

Objetivos: Compreender os principais conflitos regionais no subcontinente indiano e Ásia Central. Compreender a potência econômica da Índia e as principais características de seu território. Além de analisar as tensões atuais, tanto territoriais, econômicas, sociais ou culturais.

Questão 01

(2020) A Índia constitui um dos países de maiores níveis de industrialização do Terceiro Mundo. Mas, não é só por isso que a Índia chama atenção. Seus indicadores sociais mostram a extrema pobreza em que vive a maior parcela de sua grande população, que, a propósito, tem como uma de suas principais características:

a) ser majoritariamente islâmica, sendo marcante a influência do xiismo

b) apresentar tradicional sistema de castas inerentes ao hinduísmo.

c) originar-se de grandes contingentes de mongóis vindos da Ásia Central.

d) ter adotado um único idioma, apesar de sua heterogeneidade étnica.

e) cultivar forte sentimento de unidade nacional, advindo do processo de descolonização.

Comentário:

Colocar os comentários aqui.

Questão 02

(UNICAMP 2019) Recentemente, em Mianmar, a minoria étnica Rohingya foi vítima de graves massacres e assassinatos praticados por grupos extremistas da maioria étnico-religiosa do país. Entre 2017 e 2018, os atos de violência provocaram deslocamentos forçados de aproximadamente 650 mil Rohingyas principalmente para um dos países vizinhos.

t31q2

(Adaptado de Atlas escolar IBGE. Disponível em atlasescolar.ibge.gov.br)

Com a ajuda do mapa anterior, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o principal país para onde se deslocam os Rohingyas e as correntes religiosas seguidas por essa minoria étnica e pela maioria da população de Mianmar

Alternativas:

a) Bangladesh; mulçumana e budista.

b) Índia; católica e hindu.

c) Tailândia; católica e mulçumana.

d) China; hindu e budista.

Comentário:

A minoria étnica Rohingya vive na porção sul da Ásia, principalmente nos territórios da Índia, Mianmar e Bangladesh, sendo composta predominantemente por seguidores do Islamismo (muçulmanos) que nos últimos anos tem sofrido intensa perseguição da população de Mianmar, onde a religião predominante é o Budismo.

O massacre dos Rohingyas nesse país, que internacionalmente é visto como o maior processo de “limpeza étnica” do mundo atualmente já forçou a migração de mais de meio milhão de pessoas dessa minoria em direção principalmente ao território de Bangladesh, o que tem causado ainda mais problemas sociais para esse país, que já apresenta nível muito baixo de qualidade de vida para sua população nacional. Desse modo, a situação dos Rohingyas cria um impasse regional, uma vez que por um lado se tem o massacre acontecendo em Mianmar e por outro o governo de Bangladesh busca meios de frear o intenso fluxo migratório em direção ao país.

Alheia a tudo isso, a Organização das Nações Unidas - ONU e as potências mundiais observam passivamente o massacre da população sem tomar de fato nenhuma decisão importante que contenha a violência ou solucione o problema.

A alternativa A está correta: o conflito étnico-religioso de Mianmar foi uma ofensiva de uma parte da população do país, de maioria budista, contra os Rohingyas, seguidores do islamismo que vivem na região oeste do país. Essa minoria étnica, ao ser perseguida por budistas, que detêm o poder político em Mianmar, se deslocou predominantemente para Bangladesh, país vizinho.

A alternativa B está errada porque os Rohingyas não são católicos e a população de Mianmar não é predominantemente hindu, mas budista.

A alternativa C está incorreta porque não houve deslocamento para a Tailândia, que se localiza na fronteira leste de Mianmar, distante da região onde vivem os Rohingyas. Além disso, os Rohingyas não são católicos e a população de Mianmar não é predominantemente muçulmana.

A alternativa D está errada porque os Rohingyas não fizeram deslocamentos significativos para a China e não são seguidores do hinduísmo, mas do islamismo.

Questão 03

(ENEM 2018)

TEXTO I

Quando um exército atravessa montanhas, florestas, zonas de precipícios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadiços ou pântanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocação é árdua, está em terreno difícil. O terreno onde é apertado e a sua saída é tortuosa e onde uma pequena força inimiga pode atacar a minha, embora maior, é cercado.

TZU, S. A arte da guerra. São Paulo: Martin Claret, 2001.

TEXTO II

O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? Não podemos esquecer a dificuldade de ocupação do país, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fácil, para quem está acostumado com esse relevo, esconder-se.

OLIVEIRA, M. G.; SANTOS, M. S, Ásia: uma visão histórica, política e econômica do continente, Rio de Janeiro: E-Papers, 2009 (adaptado).

As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o (a)

Alternativas

a) Construção de vias terrestres.

b) Preservação do meio ambiente.

c) Emprego de armamentos sofisticados.

d) Intimidação contínua da população local.

e) Domínio cognitivo da configuração espacial.

Comentário:

Os excertos evidenciam que o conhecimento sobre os aspectos espaciais é essencial para transitar por regiões quaisquer e articular-se a respeito destas. E é esta necessidade primordial que deu origem à ciência geográfica.

a) incorreta. Esta alternativa não corresponde à lógica apresentada pelos excertos, pois a abertura de vias terrestres cria maior fluidez e acessibilidade em um território e os textos pressupõem que um dos trunfos em uma guerra é contar com as dificuldades impostas ao inimigo invasor pelo conhecimento específico do território.

b) incorreta. Não há nos textos menção à destruição ou manutenção ambiental, mas sim à utilização dos aspectos naturais em contexto de guerra e conflitos.

c) incorreta. Mesmo utilizando armamentos sofisticados, o conhecimento de um espaço geográfico montanhoso e de difícil acesso é uma grande vantagem ao povo invadido.

d) incorreta. Os textos não trazem a intimidação como tema, e sim a força que tem em suas mãos aquele que conhece perfeitamente um território inóspito.

e) correta. Os textos indicam que um dos trunfos em uma guerra vantagem aqueles que conhecem perfeitamente um território inóspito.

Questão 04

(UERJ 2017)

“Um dos fatores que impulsionaram a tecnologia da informação foi o sucesso dos profissionais indianos nos Estados Unidos, principalmente no Vale do Silício. A saída de estudantes indianos gerou um intenso debate dentro da Índia: emigrantes eram acusados de usarem a excelente educação recebida gratuitamente do governo para impulsionar suas carreiras sem dar nada de volta ao país. O grosso da emigração indiana hoje vai para os E.U.A., Austrália, Canadá e Nova Zelândia”.

Adaptado de COSTA, F. Os indianos. São Paulo: Contexto, 2015.

Apesar da crítica relatada no texto, a economia indiana também se beneficiou com a emigração de profissionais indianos qualificados.

Para a Índia, uma consequência positiva desse processo demográfico tem sido:

a) barateamento da mão de obra local

b) recebimento de remessas financeiras

c) diminuição dos índices de desemprego

d) ampliação das exportações da indústria

Comentário:

A Índia é um dos países nos quais se encontram os maiores contrastes socioeconômicos do mundo. Ao

mesmo tempo em que há grande número de analfabetos, o país possui um dos maiores contingentes de pessoas com título de doutorado no planeta, fruto da qualidade do seu sistema universitário, acessível a uma parcela relativamente pequena da população.

Esse cenário faz da Índia uma das nações mais expressivas com relação a migração de alta qualificação, denominada “fuga de cérebros”.

Esse tipo de movimento populacional pode ser avaliado por meio de duas perspectivas principais. De um lado, o efeito negativo, resultante da perda de quadros altamente qualificados, cuja formação deve-se aos investimentos públicos nas universidades, crítica apontada no texto. Por outro lado, o grande número de trabalhadores qualificados trabalhando em países de alta remuneração, como os Estados Unidos, oportuniza a expressiva remessa mensal de dólares para a terra natal.

Esse montante constitui fonte relevante de reservas em moeda forte para a Índia, contribuindo positivamente para a contabilidade externa do país. Resposta B.

Questão 05

(FIP-Moc Saúde 2017) Mapa dos Conflitos na Ásia

t31q5

A propósito do mapa, seguem as afirmativas:

I. O Paquistão é um país com ocorrência de violências étnicas.

II. A Caxemira é uma região contestada pela Índia e pelo Paquistão.

III. A Índia e o Paquistão são países com várias instalações nucleares.

IV. Os países destacados investem em fontes renováveis de energia.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I e II.

b) III e IV.

c) I, II e III.

d) II e III.

e) I, II e IV.

Questão 06

(ENEM 2015)

“Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação”.

ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.

A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do:

a) prática da diplomacia.

b) exercício da alteridade.

c) expansão da democracia.

d) universalização do progresso.

e) conquista da autodeterminação.

Comentário:

A situação que se apresenta leva a confiar ao governo a situação de sacrifício a que a população se propõe enfrentar, no caso, as agruras de uma guerra, abandonando o próprio interesse. Não se pensa, em termos simétricos, como seriam os efeitos do mesmo apelo patriótico no lado oposto do conflito.

a) Incorreta. O texto não faz nenhuma referência à diplomacia, a qual atenuaria as relações conflituosas do "choque de civilizações".

b) Correta. O princípio da alteridade refere-se à condição do que é do outro, do diferente. No texto apresentado, fala-se da aceitação do que é "igual" - a menina americana que está preparada para lidar com o possível sacrifício de seu pai pelo país - mas a dificuldade da aceitação da mesma situação quando colocada no "outro" - uma possível menina árabe maometana que falasse a mesma coisa sobre o pai que lutava pelo Talibã. Assim, podemos entender que a situação descrita explicita justamente o desafio de aceitar o ponto de vista do outro, ou seja, o desafio de exercer a alteridade.

c) Incorreta. O texto não faz qualquer referência à expansão da democracia.

d) Incorreta. No mundo contemporâneo, não se pode dizer que há um esforço pela universalização do progresso. Ao contrário, o sistema capitalista globalizado é fortemente excludente.

e) Incorreta. Autodeterminação é o princípio que garante ao povo de um país o direito de se autogovernar. O texto faz referência a diferentes entendimentos sobre um mesmo fato: uma filha que aceita o sacrifício de seu pai pelo país. Não há menção à conquista da autodeterminação no texto.

Questão 07

(ENEM 2014)

TEXTO I

t31q7

TEXTO II

“A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de crédito ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso”.

Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).

Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a):

a) aceitação das diferenças culturais.a) aceitação das diferenças culturais.

b) adequação da posição geográfica.

c) incremento do ensino superior.

d) qualidade da rede logística.

e) custo da mão de obra local.

Comentário:

A maior população do mundo está na China 1,357 bilhões. A Índia está em segundo lugar com 1,252 bilhões (em 2013). A população desses países somada com a de outros da Ásia explica o primeiro texto.

a) Incorreta. Historicamente, o liberalismo político é uma tentativa de contraposição ao absolutismo, em uma tentativa de limitar a ação do Estado, garantindo os direitos individuais e civis. A tentativa de aplicação desses conceitos para a organização política dos BRICS está historicamente deslocada.

b) Incorreta. Podemos associar o pensamento social democrata a uma ideologia de centro esquerda que entende o capitalismo como meio de levar o desenvolvimento econômico e social pleno às sociedades, desenvolvendo políticas de governo que através de intervenções diretas garantam qualidade de vida à sociedade. Através deste modelo de gerência estatal tenta-se chegar a um estado de bem estar social pleno. Sabendo isto podemos perceber que os poises ressaltados no mapa não são bons modelos de social democracia, em especial a China, onde há diversas denúncias por violações aos direitos democráticos.

c) Correta. Os poises destacados no mapa são os BRICS (acrónimo para se referir ao grupo de poises formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), países emergentes corri maior potencial de crescimento econômico na atualidade. O termo foi cunhado em 2001 pelo economista Jim O ‘Neil (ainda sem a inclusão da África do Sul, anexada apenas em 2009) e desde 2009 vem se configurando como um fórum de discussões com vista a alimentar um intercâmbio multilateral de economias e comércio.

d) Incorreta. Integrar povos não é o objetivo dos BRICs, mas sim o de criar um diálogo econômico comercial entre as economias emergentes do sistema capitalista. Vale ainda lembrar que a China não é um país com regime político democrático, o que dificultaria muito aos BRICs promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios.

e) Incorreta. Os BRICs se impõem como uma voz dissonante a voz do sistema capitalismo proposto pelos países centrais aos demais pises do planeta. De forma muito genérica o conceito sistema-mundo pressupõe a rede de relações econômicas e políticas que englobam os países do planeta em um espaço econômico e geopolítico mundializado. Os países que compõem os BRICS não se colocam contrários a isto, mas apenas querem ter mais peso político nas negociações políticas e económicos globais.

Questão 08

(EMESCAM 2014) Sobre o Afeganistão, assinale alternativa incorreta:

a) É um país que tem relevo muito acidentado e não possui saídas marítimas

b) Durante grande parte da década de 1980, a antiga União Soviética manteve tropas em território afegão.

c) Durante o regime dos talibãs, abrigou em seu território o terrorista OSAMA BIN LADEN, líder da Organização Al Qaeda.

d) É um país com pequeno percentual de população islâmica que apresenta grande homogeneidade étnica e cultural.

e) Fazendo fronteira com o Irã e Paquistão, constitui-se numa espécie de elo entre o Oriente Médio e o subcontinente Indiano.

Questão 09

(UCS 2013) Algumas características socioculturais do Continente Asiático permitem fazer uma regionalização em grandes conjuntos, como se observa no mapa abaixo (2008).

t31q9

As regiões que correspondem, correta e respectivamente, às letras A e B, localizadas no mapa acima, são:

a) Sudeste Asiático e Ásia Oriental.

b) Ásia Meridional e Ásia Central.

c) Oriente Médio e Sudeste Asiático.

d) Ásia Central e Sudeste Asiático.

e) Oriente Médio e Ásia Meridional.

Questão 10

(UFG 2010) Leia o texto a seguir.

“Um homicídio perpetrado em nome da honra, no Paquistão, no Bangladesh ou na Jordânia, será objeto de circunstâncias atenuantes em virtude do respeito pelas leis consuetudinárias. No que se refere ao Afeganistão, em termos gerais, a Comissão dos Direitos do Homem das Nações Unidas chama a atenção para o fato de ser muito rara a ação judicial contra os autores de crimes contra mulheres. Ainda assim, no Paquistão, de acordo com a lei em vigor, os autores de crimes de honra estão sujeitos à pena de morte; na Turquia, a lei os condena à prisão perpétua; na Jordânia, o príncipe nomeado conselheiro para assuntos tribais posicionou se contra os códigos consuetudinários relativos às questões de honra”.

TREINER, Sandrine. Em nome da honra: crimes no mundo muçulmano. Disponível em: http:condicaodamulherwordpress.com. Acesso em: 12 de set. de 2009. [Adaptado].

Os países islâmicos citados no texto apresentam casos paradigmáticos que materializam um paradoxo recorrente às culturas tradicionais, no mundo moderno. Com base na leitura do texto e considerando os exemplos nele citados, conclui-se que esse paradoxo se expressa na relação entre a:

a) obrigação de proteger a honra e a introdução das leis nacionais nos códigos tribais

b) rejeição das comunidades à prática na violência e a aceitação jurídica dos códigos consuetudinários.

c) tradição em vigor nas comunidades e o princípio jurídico que atende às pressões internacionais.

d) condição de submissão das mulheres e o apoio das Nações Unidas às tradições locais.

e) crença espiritual das gerações mais velhas e a modernização da doutrina religiosa.