Home 3º ano Blog Sobre

Questões aula 33 - O dinamismo da China no mundo atual

Conteúdo: Modelo Político-econômico; Hidrografia; Poder militar; Socialismo chinês;

Objetivos: Reconhecer o modelo político-econômico da China. Compreender o dinamismo da China no período atual. Identificar suas características territoriais e sua ascensão como potência mundial.

Questão 01

(MACKENZIE 2021) A China é um dos países que mais cresceu nas últimas décadas e tem se projetado como potência no sistema internacional, por isso alguns analistas consideram o século XXI como “o século chinês”.

As afirmativas a seguir exemplificam corretamente o protagonismo da política externa da China no mundo atual à exceção de uma. Assinale-a.

a) Durante o governo Trump aumentou o distanciamento entre os Estados Unidos e a China, que se colocou como defensora do multilateralismo frente ao isolacionismo norte-americano.

b) A nova Rota da Seda (One Belt, One Road), que liga a China à Ásia Central e à Europa, por meio de investimento em ferrovias e portos, ampliou a influência externa da China.

c) A China aumentou sua presença na África em busca de recursos naturais, fazendo grandes investimentos em infraestrutura e empréstimos aos países africanos.

d) O Mar do Sul da China tornou-se estratégico para o comércio mundial e passou a ser disputado pela China e outros países da região, como o Vietnã, a Malásia e as Filipinas.

e) O projeto de integração de Taiwan, Macau e Hong Kong à República Popular da China é uma das metas de Xi Jinping para aumentar a presença da China no Pacífico.

Questão 02

(2020) Segue-se um mapa com a diversidade étnica da República Popular da China:

t33q2

O mapa demonstra que

a) a distribuição das diversas etnias mostra que na China há um certo equilíbrio entre elas.

b) pode haver grupos que predominem sobre outros, como é o caso da etnia han.

c) a etnia tibetana é que domina a maior área territorial do país.

d) grupos como os uigures e mongóis são muito limitados em termos numéricos e territoriais.

e) o governo chinês conseguiu harmonizar os diversos grupos étnicos, inexistindo conflitos.

Comentário:

A etnia han é a mais numerosa do país, equivalendo a mais de 80% da população chinesa, mesmo que não predomine em termos espaciais.

Questão 03

(UNB 2019)

“Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmara lenta. A queda do muro de Berlim e dos países satélites europeus em 1989, além da relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã, demonstrou o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. Em termos internacionais, a URSS era como um país derrotado, como após uma grande guerra, só que sem guerra”.

Eric Hobsbawm. A era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 476 (com adaptações).

Apesar do colapso da URSS, o chamado socialismo planificado ou socialismo real não desapareceu, já que a China, a segunda maior potência econômica global do século XXI, mantém uma economia controlada e planejada pelo Estado, embasada na propriedade coletiva e na ausência de mercado consumidor.

a) Certo.

b) Errado.

Questão 04

(ESPCEX 2019) China e Índia são dois gigantes que possuem inúmeras semelhanças, como, por exemplo, o fato de serem os países mais populosos do mundo e fazerem parte dos chamados BRICS. Apesar disso, guardam inúmeras características que os diferenciam entre si.

Sobre as diferenças entre esses dois gigantes, podemos citar os fatos de que, enquanto:

I – a Índia baseia sua matriz energética no petróleo e na energia nuclear, a China prioriza o gás natural e o carvão mineral.

II – a China implantou um rígido programa de controle de natalidade, a Índia não tem demonstrado a mesma preocupação ao longo das últimas décadas.

III – a China dispõe de uma maior diversidade cultural, a Índia possui uma cultura milenar, o que lhe garante maior homogeneidade étnica e linguística.

IV – o modelo econômico chinês privilegiou a produção industrial, a Índia está se convertendo numa economia de serviços, na qual se destacam setores como tecnologia da informação e biotecnologia.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) I e IV.

Questão 05

(FASA 2018) A partir dos conhecimentos sobre produção agrária e a utilização da terra no mundo, ao longo da história do homem, é correto afirmar:

a) As “revoluções verdes” ocorrem em todos os países periféricos e consistem basicamente na introdução de sementes melhoradas geneticamente que propiciam alto rendimento.

b) No sistema de plantation, inexiste a exploração do trabalhador rural, pois seu objetivo é produzir para atender à demanda interna.

c) A China, com a vitória da Revolução, no século XX, reestruturou a exploração da terra, implantando um sistema de produção coletivista, através do qual a rizicultura se tornou a base da economia rural.

d) No Brasil, não existe o subaproveitamento da terra, pois todo o espaço é utilizado com grandes produções agrícolas, principalmente a dos cereais.

Questão 06

(ENEM 2016) No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas.

KLARE, MT. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015.

A ação da China em relação à situação descrita no texto evidencia um conflito que tem como foco o(a):

a) Distribuição das zonas econômicas especiais.

b) Monopólio das inovações tecnológicas extrativas.

c) Dinamização da atividade comercial.

d) Jurisdição da soberania territorial.

e) Embargo da produção industrial.

Comentário:

As novas descobertas de petróleo em águas profundas têm aumentado as perspectivas de exploração deste recurso por diferentes países. A existência de importantes jazidas de petróleo e gás natural no Mar da China Meridional tem feito com que o país busque expandir o seu controle sobre esse mar, afirmando sua soberania sobre áreas da plataforma continental, também reivindicadas por Filipinas e Vietnã, o que tem gerado conflitos.

a) Incorreta. A questão trata de uma situação específica relacionada ao Mar da China, descartando uma análise relativa à distribuição das zonas econômicas especiais, que consistem em áreas continentais abertas ao capital estrangeiro.

b) Incorreta. O enunciado menciona o direito de exploração das águas, não se referindo ao acesso ou monopólio das inovações tecnológicas.

c) Incorreta. A questão se refere à atividade extrativa, enquadrada no setor primário da economia, não fazendo menção às atividades comerciais que compõem o setor terciário.

d) Correta. As especulações sobre as motivações chinesas evidenciam um conflito que tem como foco as disputas envolvendo o reconhecimento e controle jurisdicional das áreas de águas oceânicas. O texto aborda um caso de disputa pelas Ilhas Spratly. A china está transformando artificialmente formações de corais em Ilhas artificiais para exercer um controle militar da região, que é estratégica por ser rica em petróleo e gás natural, além de contar com um grande fluxo de embarcações.

e) Incorreta. O enunciado não trata do tema produção industrial e muito menos de embargo ou bloqueio da produção.

Questão 07

(FUVEST 2016) A partir das imagens a seguir, pode-se inferir a progressão do delta do rio Huang Ho (Rio Amarelo), na costa leste da China, famoso pelo transporte de sedimentos conhecidos por loess. De 1979 a 2000, alterou-se consideravelmente a morfologia do delta, com o aparecimento de feições recentes sobrepostas a outras, que levaram milhões de anos para se formar.

t33q7

Com base na comparação entre as imagens de satélite e em seus conhecimentos, assinale a afirmação correta.

a) A situação verificada deve-se aos efeitos das ondas e marés que comandam a deposição de sedimentos no delta, sem haver influência continental no processo, já que a topografia costeira permite que o oceano alcance o interior do continente.

b) A modificação na morfologia deve-se às grandes chuvas que ocorrem a montante desse delta e, por tratar-se de drenagem endorreica, o rio carrega considerável volume de sedimentos grosseiros e blocos rochosos, que, aos poucos, depositam-se ao longo da costa.

c) Além de haver nesse sistema deltaico uma característica carga detrítica fina que, praticamente, excede a capacidade do rio de transportar material erodido e carregado, a modificação verificada foi ampliada pela ocupação antrópica, influenciando o regime deposicional.

d) O delta é resultante de mudanças climáticas provocadas pela ação humana na exploração de recursos no golfo chinês, nas estações mais quentes e chuvosas, ocasionando a retração da foz e o rebaixamento dos níveis das marés, com o aparecimento dos bancos de areia sobressalentes.

e) as modificações no delta devem-se ao fato de essa região caracterizar-se como um sistema lacustre, onde há acumulação de matéria orgânica decorrente das inundações provocadas pela construção da barragem da usina hidrelétrica de Três Gargantas.

Comentário:

Um delta tem, naturalmente, deposição de material sedimentar aluvional fluvial, que é o produto dos materiais recolhidos e transportados pelo rio ao longo de seu percurso. Além disso, a concentração de atividades humanas que aumenta a erosão ao longo do curso do rio, como a agricultura intensiva, faz crescer a carga de sedimentos, o que acelera o processo de construção do delta. Assim, a construção deltaica, que normalmente demora centenas de anos, acaba por se concluir em algumas décadas.

a) incorreta. Embora haja predominância de planícies na área próxima ao local da foz em delta do Rio Amarelo, a dinâmica de ondas e marés pouco influencia o contexto de deposição dos sedimentos, pois normalmente há maior volume de materiais originários no interior do continente do que marinhos nesse tipo de foz, ocorrendo um avanço da terra em relação ao mar.

b) incorreta. Embora realmente ocorram grandes chuvas durante a estação mais quente do ano, o rio em questão possui drenagem seborreica, visto que deságua no mar. Além disso, como explicado anteriormente, grande parte dos sedimentos transportados são de granulometria muito fina, ao contrário do que se afirmar na alternativa.

c) correta. A intensa e mal planejada ocupação e a exploração dos recursos naturais na região leste e nordeste da China têm gerado a acumulação exagerada de sedimentos e materiais diversos ao longo do Huang Ho, provocando a proeminência das feições apresentadas nas imagens e alterando a dinâmica geomorfológica do litoral chinês.

d) incorreta. Como se observa nas imagens de satélites apresentadas, não houve retração da foz, mas sim sua projeção sobre o mar.

e) incorreta. Realmente, ação antrópica recente tem alterado a dinâmica hidrológica ao longo do curso do rio Huang Ho, sendo exemplo disso a construção da barragem do lago Baiyandiang, ao sul de Pequim, visando aumentar o abastecimento de água ao grande contingente populacional desta região, fenômeno que modifica a carga sedimentar acumulada no baixo curso do canal. Porém, a afirmativa associa tais transformações à barragem da hidrelétrica de Três Gargantas, que se localiza na porção centro-sul da China, no Rio Yangtzé.

Questão 08

(ENEM 2015) O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.

OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a

a) desestatização da economia.

b) instauração de um partido único.

c) manutenção da livre concorrência.

d) formação de sindicatos trabalhistas.

e) extinção gradual das classes sociais.

Comentário:

A característica fundamental do socialismo que é contraposta ao atual modelo chinês de economia de mercado é a extinção gradual das classes sociais, pois, como diz o texto, a sociedade chinesa está sendo levada a uma polarização

a) Incorreta. A desestatização da economia não se configura como uma característica do modo de produção socialista e sim do modo capitalista, uma vez que no socialismo as empresas são controladas pelo Estado, enquanto no capitalismo são privados.

b) Incorreta. No atual modelo chinês verifica-se a presença de um único partido - o Partido Comunista Chinês - deste modo não é possível afirmar que esta característica contrapõe o modelo socialista chinês.

c) Incorreta. A livre concorrência não é uma característica do modelo chinês. Verifica-se neste país um forte controle estatal dos preços, da produção e do consumo.

d) Incorreta. Os sindicatos trabalhistas são instituições típicas do modo de produção capitalista, tais instituições foram cridas pelos proletários para lutar pela melhoria das condições de trabalho e assalariamento. No modelo chinês, as atividades sindicais são fortemente reprimidas

e) Correta. O modo de produção socialista pressupõe a gradual extinção de classes sociais. Segundo Marx há, nas sociedades capitalistas, duas classes: a dos capitalistas (que controlam os meios de produção) e a dos proletários (que detém a força de trabalho). A teoria marxista afirma ainda que o socialismo seria implantado mediante uma revolução proletária instaurando uma ditadura do proletário e que gradualmente acabaria com a divisão entre as classes sociais. Atualmente o modelo econômico presente na China está longe de extinguir as classes sociais verifica-se neste país um aprofundamento das desigualdades entre as classes, com uma pequena parcela de privilegiados - em geral de membros da administração pública e gestores de grandes corporações - e uma grande massa de pobres e excluídos.

Questão 09

(UERJ 2014)

t33q9

O gasto militar é um dos indicadores do poder dos países no cenário internacional em um dado contexto histórico

Com base na análise dos dois gráficos, pode-se projetar a seguinte alteração na atual ordem geopolítica mundial:

a) eliminação de conflitos atômicos.

b) declínio da supremacia europeia.

c) superação da unipolaridade bélica.

d) padronização de tecnologias de defesa.

Comentário:

O primeiro gráfico indica o acentuado crescimento de investimento no setor bélico que vem sendo realizado pela China.

O segundo gráfico, por sua vez, mostra que esse país já é responsável pelo segundo maior gasto militar entre os países do mundo, estando bem à frente das demais nações e atrás apenas dos Estados Unidos.

Trata-se da clássica correlação entre poderio econômico e poderio bélico. Com base nessas informações, pode-se projetar a possibilidade de que a China venha a ameaçar a atual hegemonia norte-americana no campo dos armamentos, alterando o atual caráter unipolar desse aspecto da geopolítica global.

Questão 10

(FUVEST 2013) Observe os gráficos.

t33q10

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) O comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu, principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses.

b) As exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consumidor africano.

c) A implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais, ferrovias e hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor da construção civil na África.

d) O agronegócio foi o principal investimento da China na África em função do exponencial crescimento da população chinesa e de sua grande demanda por alimentos.

e) O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente demanda por petróleo e outros minérios.